Decorreu, dia 7 de junho, o lançamento do livro “Cantagalo” da autora brasileira Fernanda Teixeira Ribeiro - vencedora da 9.ª edição do “Prémio Revelação Literária UCCLA-CMLisboa - Novos Talentos, Novas Obras em Língua Portuguesa” -, no Auditório Sul da Feira do Livro de Lisboa, no Parque Eduardo VII.
A autora Fernanda Ribeiro, que se deslocou propositadamente do Brasil, esteve presente na sessão, a qual contou com a presença do Secretário-geral da UCCLA, Vitor Ramalho, do editor Manuel S. Fonseca, e do responsável da Cultura na UCCLA, Rui Lourido. A apresentação do livro esteve a cargo de António Carlos Cortez.
De acordo com o júri, “Cantagalo” é “um romance de família, com Praxedes, nome obtuso, como centro da ficção. História de peripécias rápidas, diálogos vivos, o que atravessa este livro como rio subterrâneo é não só a condição feminina e a questão da escrita, mas a própria condição do Livro como possibilidade de escapar a uma vida vazia, concreta, feita de cenas sem sentido nesse lugar - Cantagalo - que é alegoria de todo o Brasil. Tudo numa dicção autêntica, um modo de pôr as personagens a falar que lembra, de facto, um outro mundo.”
No dia 13 de junho, no Pavilhão da Editora Guerra & Paz na Feira do Livro, a autora Fernanda Teixeira Ribeiro deu uma sessão de autógrafos.
Fernanda Teixeira Ribeiro foi a primeira mulher a vencer o Prémio Revelação Literária UCCLA-CMLisboa - Novos Talentos, Novas Obras em Língua Portuguesa, com o romance “Cantagalo”. Nascida em 1984 em Uberaba, no estado de Minas Gerais, no Brasil, é bacharel em Comunicação Social e doutora em Ciências do Desenvolvimento Humano. Atua como pesquisadora no campo da neurobiologia das emoções e como jornalista e editora de ciência.