A União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA), em parceria com a Autoridade Municipal de Díli (AMD) e a Associação Empresarial de Mulheres de Timor-Leste (AEMTL), lançou, dia 7 de setembro, o concurso de empreendedorismo jovem feminino Ideias - Díli Inovar, no Centro Cultural Jorge Sampaio, na Embaixada de Portugal em Timor-Leste.
Este concurso insere-se no âmbito do projeto “Parceria para o Reforço da Governação Urbana, Inclusão Social e Promoção do Empreendedorismo em Díli, Timor-Leste”, financiado pela União Europeia e que conta com a parceria da Câmara Municipal de Lisboa.
Estiveram presentes diversas personalidades presentes na cerimónia, como o embaixador da União Europeia em Timor-Leste, Marc Friedrich, a presidente da Autoridade Municipal de Díli, Guilhermina Ribeiro, a vice-presidente da Câmara de Comércio e Indústria de Timor-Leste, Kathleen Gonçalves, a presidente da Associação Empresarial das Mulheres de Timor-Leste, Hergui Luina Fernandes Alves e o diretor-executivo do Instituto de Apoio ao Desenvolvimento Empresarial, Filomeno Belo.
(Marc Friedrich, Guilhermina Ribeiro e Kathleen Gonçalves)
(Hergui Luina Fernandes Alves e Filomeno Belo)
Paralelamente aos discursos e apresentação do concurso, realizada pela técnica da UCCLA, Raquel Carvalho, e Ceila Ximenes, decorreu um desafio de Mural dos desejos intitulado de “Transforma Díli” (#TransformaDíli), que desafiou os presentes a refletirem e exporem, em breves palavras, ideias de formas a melhorar o município de Díli. A cerimónia contou com diversos momentos culturais, desde danças tradicionais, reza, atuação musical de uma banda local A2, bem como prova de gastronomia típica de Díli, Timor-Leste.
(Raquel Carvalho e Ceila Ximenes)
(momentos culturais)
Concurso “Ideias - Díli Inovar”:
Objetivo:
Apoio à geração de ideias inovadoras que conduzam à criação de negócios e autoemprego para mulheres jovens empreendedoras.
Destinatários:
Mulheres jovens empreendedoras entre os 17 e os 25 anos de idade, residentes em Díli ou que pretendam desenvolver o seu negócio no município de Díli.
São admitidas candidaturas individuais ou coletivas, até um máximo de 3 elementos.
Categorias de intervenção:
Ambiente, Turismo/restauração e Serviços.
Candidaturas:
Prazo: 8 de setembro a 8 de outubro de 2023 (até às 23h59).
Preenchimento do formulário e demais documentos, conforme regulamento oficial publicado na página de Facebook www.facebook.com/ideias.dili.inovar
Calendário:
Candidaturas: 8 de setembro a 8 de outubro de 2023 (até às 23h59)
Análise das candidaturas: 9 a 25 de outubro de 2023
Formação/mentoria: 6 de novembro de 2023 a 15 de março de 2024
Preparação das apresentações dos projetos de negócio: 16 de março a 12 de abril de 2024
Apresentações dos projetos de negócio: 15 a 19 de abril de 2024
Divulgação de resultados: 26 de abril de 2024
Desenvolvimento inicial dos projetos: maio a dezembro de 2024
Critérios de avaliação:
Em dois momentos distintos, de acordo com o regulamento oficial do concurso. Num primeiro momento serão selecionadas as 20 ideias mais promissores que passarão à fase seguinte (da formação/mentoria à apresentação dos projetos de negócio). Num segundo momento, decorrente da avaliação das apresentações dos projetos de negócio, com a seleção dos 6 projetos de melhor pontuação, que passarão à fase de desenvolvimento.
Prémios:
Compensação monetária de incentivo à criação de negócios em 6 projetos selecionados.
Contato:
Entidades organizadoras através do email ideias.dili.inovar@gmail.com.
Esta informação não dispensa a consulta do regulamento oficial do concurso na página do Facebook www.facebook.com/ideias.dili.inovar.
Os pedidos de esclarecimento devem ser dirigidos às entidades organizadoras do concurso Ideias - Díli Inovar, através do contato de email acima indicado.
Notícias relacionadas:
• Tatoli
• Tatoli
• Diligente