O Conselho Municipal da cidade da Ilha de Moçambique, em parceria com a UCCLA, lançou nas instalações do Posto Municipal de Turismo, no dia 20 de maio, a publicação “Memórias de Contadores de Histórias da Ilha de Moçambique”, em resultado de um levantamento de alguns relatos de contadores tradicionais de histórias da Ilha de Moçambique, dispostos a colaborar na divulgação de valores culturais e de memória coletiva.
Após a apresentação da publicação, os participantes foram convidados a visitar a exposição alusiva ao tema, no interior do Posto de Turismo, onde testemunharam a entrega de certificados de reconhecimento aos Contadores de Histórias ou suas famílias, complementada por uma sessão de autógrafos.
Em representação da parceria - Conselho Municipal e UCCLA -, a publicação foi apresentada pelo Diretor Municipal de Turismo, Mussagy Neeno Octaviano, numa iniciativa que contou com representantes dos órgãos municipais, da administração do distrito e de entidades e associações, incluindo o técnico residente do “Cluster” em representação do Camões, ICL, IP. O evento contou, igualmente, com a presença de inúmeros residentes, estudantes e turistas.
No local foram feitas referências a Fefe Andigg Loy e a Mahandu Buanami, reconhecidos contadores tradicionais, já falecidos.
A exposição irá permanecer disponível no Posto Municipal de Turismo, podendo ser visitada em horário normal de funcionamento.
Iniciativa realizada no contexto do Cluster da Cooperação Portuguesa da Ilha de Moçambique, Fase 3, “Promoção do Turismo”, com financiamento do Instituto Camões.