Imagem
Lançamento da biografia de Patrice Trovoada
Portugal
| Lisboa
Publicado em 06-09-2014
Terá lugar no dia 8 de setembro, às 18 horas, o lançamento do livro “Patrice Trovoada — Uma Voz Africana”, que contará com a presença do Secretário-Geral da UCCLA, Vítor Ramalho.
Biografia escrita por Carlos Oliveira Santos, professor de Ciência Política, e prefaciada por Vítor Ramalho e Ângelo Correia.
Patrice Trovoada, de 52 anos, vai estar presente na sessão de lançamento que será apresentada no ISCTE - Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (Avenida das Forças Armadas), em Lisboa, Portugal.
Na obra, Carlos Oliveira Santos traça o percurso de Patrice Trovoada, filho do ex-Presidente são-tomense Miguel Trovoada, desde as origens até à atualidade, concentrando-se no seu projeto político e tentativas de o concretizar — enquanto primeiro-ministro do XIV Governo Constitucional de São Tomé e Príncipe, em 2010, até ser demitido, em novembro de 2012, pelo chefe de Estado, Manuel Pinto da Costa, na sequência de uma moção de censura do parlamento, e desde então, enquanto candidato às legislativas de outubro próximo.
Líder do maior partido da oposição são-tomense, a Ação Democrática Independente (ADI), Patrice Trovoada explica que em 2010 tentou, à sua maneira, “pôr em prática o ‘Yes, We Can’” são-tomense, mas acabou exilado em Portugal quando se viu forçado a abandonar o executivo. Foi aqui que anunciou também a intenção de se candidatar novamente à chefia do Governo do seu país, no escrutínio de 12 de outubro.
Neste livro, lançado a pouco mais de um mês das eleições, ajusta contas com o passado, com os seus detratores, traça um diagnóstico da situação do país e lança a sua campanha, apresentando um programa com estratégia e argumentos e dirigindo-se diretamente ao povo são-tomense numa mensagem de 35 páginas apresentada como posfácio.