Jornadas Empresariais “As cidades como fator de desenvolvimento económico”

Jornadas Empresariais “As cidades como fator de desenvolvimento económico”

Decorreram na cidade de Maputo, em Moçambique, dia 17 de abril, as Jornadas Empresariais “As cidades como fator de desenvolvimento económico”, no Hotel Indy Village.

 

     

     


O evento, organizado pela UCCLA e pelo Conselho Municipal de Maputo, contou com a participação de duas centenas de pessoas e teve como objetivo principal dar a conhecer as necessidades e capacidades de investimento empresarial nas autarquias presentes.

A sessão de abertura foi presidida pelo Vice-Ministro da Indústria e Comércio de Moçambique, Omar Mithá, na presença do Secretário-Geral da UCCLA, Vitor Ramalho, do presidente do Conselho Municipal de Maputo, David Simango, do presidente da Direcção da Confederação Empresarial da CPLP, Salimo Abdula, e do presidente da Direcção da Confederação Empresarial dos PALOP'S, Francisco Viana.

 

     



Estiveram em debate quatro temas, moderados pelo empresário português Fernando Nelson Coimbra, a saber Agricultura e Pescas, Ambiente e Saúde Pública, Turismo e Cultura e As instituições na Cooperação.

Para o Vice-Ministro da Indústria e Comércio, Omar Mitá, este constitui um “evento especial que junta os empresários das cidades Capitais dos Países de Língua Portuguesa”, enaltecendo o trabalho desenvolvido pela UCCLA “de promoção e desenvolvimento empresarial o que faz de si também uma marca organizacional”.

Omar Mitá afirmou que “Moçambique, para além de ter um ambiente de paz, estabilidade e democracia, tem procurado desenvolver e estabelecer um quadro estratégico orientador, legal e institucional, que não só torna efetivo e visível a melhoria do ambiente de negócios a nível das autarquias, mas também torna atrativo e competitivo o seu clima de investimentos”. Para o responsável é importante este tipo de encontros uma vez que permitem desencadear relações de parceria, negociação e realização de projetos que incrementam cada vez mais a cooperação empresarial nas cidades capitais dos países de língua portuguesa.

Para o Secretário-Geral da UCCLA, Vitor Ramalho, “estas são as primeiras jornadas empresariais que a UCCLA concretiza numa Assembleia Geral”, adiantando que no mundo de hoje, globalizado e onde os povos e os países de língua portuguesa se expressam cada vez mais, a economia constitui, também, um “fator de aproximação entre os povos”. O responsável salientou que a “razão de ser deste encontro teve a ver com a criação de um Gabinete Empresarial da UCCLA” que contribuiu para a aproximação entre as cidades e as empresas.

Vitor Ramalho agradeceu o apoio do Conselho Municipal de Maputo, da Confederação Empresarial da CPLP, da Confederação Empresarial dos PALOP'S, do BCI (Banco Comercial e de Investimentos), do Grupo Visabeira e do Grupo Entreposto na realização deste Fórum, adiantando que “a presença de mais de duzentas pessoas nesta sala ultrapassou as melhores expectativas e estamos conscientes que, no final, sairemos todos mais enriquecidos, com uma experiência reforçada, de modo a fazermos mais e melhor, encetando na UCCLA um ciclo onde a economia e as empresas possam ter um papel importante nele”.

Para o autarca de Maputo, David Simango, a UCCLA cumpriu o seu papel de “promoção da cooperação entre as cidades membros” com a organização deste encontro, uma vez que as cidades são as “promotoras do desenvolvimento económico dos nossos países”.

A Confederação Empresarial da CPLP está empenhada em “criar condições favoráveis à realização de negócios e à internacionalização das empresas” dentro da sua comunidade afirmou Salimo Abdula. Para o presidente da Confederação, este encontro “falará por si mesmo, enquanto prova do esforço dos nossos empresários em criar novas oportunidades e em implementar novas pontes e novos negócios”.

Para o presidente da Direcção da Confederação Empresarial dos PALOP'S, Francisco Viana, estas jornadas constituem a concretização de mais um ato de parceria público-privada que irá proporcionar uma maior aproximação e conhecimento entre os municípios presentes e o sector privado da CPLP.


Reportagem da TV Miramar com declarações de David Simango (Presidente da Câmara Municipal de Maputo), Vitor Ramalho (Secretário-Geral da UCCLA) e Salimo Abdula (Presidente da Direcção da Confederação Empresarial da CPLP)

 

Publicado em 18-04-2015