O Secretário-geral da UCCLA, Vitor Ramalho, associou-se à visita oficial do Presidente da República Federativa do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, comparecendo no Palácio de Queluz para participar no jantar que o Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, lhe ofereceu, bem como à Primeira-dama brasileira e a toda a comitiva, no dia 22 de abril.
A presença do Presidente Lula é a primeira que, como Presidente eleito, faz a um país europeu, o que não pode deixar de se sublinhar, demonstrando que o Brasil está de volta nas relações internacionais e na priorização dada a Portugal, um país da CPLP.
Nesta visita, de cinco dias, foram assinados 11 acordos nos mais variados domínios entre os dois países e retomadas as cimeiras luso-brasileiras que não se realizaram nos últimos seis anos.
Houve, ainda, oportunidade para entregar o Prémio Camões a Chico Buarque de Holanda, atribuído em 2019 (veja aqui a notícia da atribuição do Prémio) .
O facto de a visita ocorrer na altura da passagem do 49.º aniversário do 25 de Abril em que Portugal reconquistou a liberdade, não pode deixar de ser sublinhado.
Reportagem fotográfica da Presidência da República Portuguesa