Teve início no dia 30 de janeiro, a sétima edição do Curso Livre História de Angola, coordenado pelo Professor Doutor Alberto Oliveira Pinto, realizado na UCCLA e que conta, pela primeira vez, com a parceria do Grupo de Pesquisa África do século XX, Centro de Estudos Africanos da Universidade de São Paulo (USP), Escola Superior Pedagógica do Bengo e Guerra e Paz Editores.
Nesta edição inaugural, o Secretário-geral da UCCLA, Vitor Ramalho, deu as boas-vindas a todos os alunos. Seguiu-se, a pedido de Alberto Oliveira Pinto, a apresentação dos alunos presentes e online e as motivações e expetativas para o curso.
O curso tem como objetivo transmitir um conhecimento amplo e cronologicamente estruturado acerca do que significou, dos tempos pré-históricos aos nossos dias, a realidade geográfica, política e cultural que é Angola.
Decorrerá até julho de 2024, todas as terças-feiras, às 18 horas. A participação poderá ser feita presencialmente ou online (plataforma Zoom). São 23 sessões e haverá projeção de mapas, imagens e todo o tipo de suporte iconográfico.
Coordenado pelo Professor Doutor Alberto Oliveira Pinto, o curso contará com a participação e colaboração de convidados de reconhecida competência académica e profissional.
Ainda vai a tempo de se inscrever, caso o deseje. Os valores do curso e a ficha de inscrição estão disponíveis através do link https://forms.gle/Cnkmrw14Z6RtDdFn9 .
Qualquer questão poderá ser endereçada para o email cursohistoriadeangola.uccla@gmail.com .
Plano de Estudos do Curso Livre História de Angola
Morada: Avenida da Índia, n.º 110 - Lisboa, Portugal
Nota biográfica do Professor Doutor Alberto Oliveira Pinto:
Alberto [Manuel Duarte de] Oliveira Pinto nasceu em Luanda, Angola, a 8 de janeiro de 1962. Licenciou-se em Direito pela Universidade Católica Portuguesa, em 1986. É Doutorado e Mestre em História de África pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde colaborou como docente no Departamento de História. Lecionou igualmente noutras universidades portuguesas. Presentemente é Investigador do Centro de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e do CEsA - Centro de Estudos sobre África e do Desenvolvimento do Instituto Superior de Economia e Gestão.
Como ficcionista publicou diversos romances e é autor de múltiplos livros de ensaio.
Em 2016, foi presidente do Júri do Prémio Internacional em Investigação Histórica Agostinho Neto da Fundação António Agostinho Neto (FAAN). No mesmo ano foi, pela segunda vez, vencedor do Prémio Sagrada Esperança 2016 com o ensaio inédito Imaginários da História Cultural de Angola.
Desde 2018 coordena o Curso Livre História de Angola, uma iniciativa inédita e com enorme adesão.