Imagem
Inauguração do Centro Cultural Cabo Verde
Publicado em 08-07-2019
Por ocasião do 44.º aniversário da Independência da República de Cabo Verde decorreu, no dia 6 de julho, a inauguração do Centro Cultural Cabo Verde (CCCV) em Lisboa, Portugal. O Secretário-Geral, Vítor Ramalho, esteve presente na inauguração.
Localizado nas antigas instalações da UCCLA, o CCCV funciona na Rua de São Bento, n.º 640, num edifício cedido pela Câmara Municipal de Lisboa ao Governo de Cabo Verde - através de um protocolo assinado em dezembro passado - e requalificado pelo arquiteto cabo-verdiano, Ricardo Barbosa Vicente.
A data foi assinalada por várias atividades, que tiveram início entre a Assembleia da República com uma serenata à moda de Cabo Verde, com destino ao Largo Hintze Ribeiro. A inauguração do espaço contou com vários discursos de individualidades das entidades oficiais, nomeadamente o Primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Coreia, o Ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades de Cabo Verde, Luís Filipe Tavares, o Ministro da Cultura e Indústrias Criativas de Cabo Verde, Abraão Vicente, e o Embaixador de Cabo Verde em Portugal, Eurico Monteiro.
O CCCV abriu portas com uma exposição coletiva de artistas cabo-verdianos “Estórias de Dentro de Casa” com a curadoria de Adelaide Ginga, que conta com obras de artistas plásticos como Alex da Silva, António Firmino, Bento Oliveira, David Levy Lima, Luís Levy Lima, Kiki Lima, Kuny Mendes, Manuel Figueira, Miguel Levy Lima, Mito Elias, Oleandro Garcia e Tchalê Figueira. Contando com uma segunda mostra “Voz de Cabo Verde” e uma prova gastronómica de cachupa, seguida de concertos musicais da Orquestra de Batukadeiras, Titina, Maria Alice, Ana Firmino, Sara Tavares, Dany Silva, Nancy Vieira e Gardénia Benrós, participação especial do "Coro Sinfónico Lisboa Cantat" e Diogo Picão.
A inauguração do espaço foi organizada e apoiada pelo Ministério da Cultura e Indústrias Criativas de Cabo Verde, pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e Comunidades da Embaixada de Cabo Verde em Portugal, pela Câmara Municipal de Lisboa, Junta de Freguesia de Santo António, Largo Residências e Direção Artística de Jon Luz.
“A ideia de um centro cultural de Cabo Verde se pode dizer que é uma ambição antiga. Fundamentalmente por duas razões, a primeira porque existe uma relação de muita proximidade entre Cabo Verde e Portugal e o tráfego entre esses dois países é um tráfego muito intenso. E a segunda, não menos importante, é o facto de existir uma grande comunidade cabo-verdiana aqui em Portugal.”
Embaixador de Cabo Verde em Portugal, Eurico Monteiro
“Esta é uma casa desenhada para ser uma ponte cultural real, de facto, com uma programação que seja vibrante mas também que nos faça pensar naquilo que é o novo pensamento contemporâneo, não só de Cabo Verde, mas na África no mundo.”
Ministro da Cultura e Indústrias Criativas de Cabo Verde, Abraão Vicente