O Ministério dos Transportes, Telecomunicações e Economia Digital da Guiné-Bissau inaugurou, dia 24 de julho, o balcão único de tratamento dos documentos biométricos para viaturas, denominado QUIPUX Bissau. Este balcão disponibiliza o serviço de emissão de cartas de condução, livretes, matrículas das viaturas, entre outros.
Após a inauguração, o diretor da Quipux, Ibrahima Kone, garantiu que até ao final de setembro serão abertos novos centros em Bafata, Gabu e São-Domingos para dar resposta às necessidades do interior do país.
O ministro dos Transportes, Telecomunicações e Economia Digital, José Carlos Esteves, sublinhou que a modernização e digitalização dos transportes públicos é essencial para o início da digitalização da economia nacional. A digitalização da economia foi definida como base motora para a dinamização económica, permitindo ao estado ter controlo sobre a arrecadação fiscal, o que, por sua vez, financiará o programa de investimento público e outras despesas de funcionamento do estado, importantes para a materialização da economia nacional.
O centro irá também albergar os serviços de inspeção, matriculação, desalfandegação, entre outros, integrando todos os serviços digitais de viaturas num único centro e numa base de dados única do estado.
Mais informações sobre Inauguração de centro de serviços digitais de viaturas
Fotos do dos Transportes, Telecomunicações e Economia Digital da Guiné-Bissau