Assinalando as comemorações da Proclamação da Independência de Cabo Verde, decorreram diversas iniciativas de cariz cultural na cidade de Bissau, Guiné-Bissau, de 5 a 12 de julho. Em dois lugares distintos foi promovida a exposição “de Dentro e Fora - Coletiva de Artistas de Cabo Verde”, uma mostra de cinema e um momento musical.
A iniciativa foi promovida pela Embaixada de Cabo Verde em Bissau, em parceria com a Câmara Municipal de Bissau, Camões - Centro Cultural Português em Bissau, Centre Culturel Franco-Bissau-Guinéen, Embaixada de Cabo Verde em Portugal, Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas de Cabo Verde e UCCLA.
No dia 3 de julho, sob iniciativa do Centre Culturel Franco-Bissau-Guinéen, a UCCLA em conjunto com a Embaixada de Cabo Verde em Portugal, promoveu um workshop subordinado à curadoria e produção de exposições a jovens artistas guineenses. A sessão foi conduzida pela técnica da UCCLA Raquel Carvalho e pelo curador Ricardo Barbosa, tendo participado Jaiqui Fernando dos Santos, Lacuba, Sulaemane, Yanick e Young Nuno.
A iniciativa foi aberta ao público a 5 de julho, no Centre Culturel Franco-Bissau-Guinéen com a exibição do filme “O Poeta da Ilha”, que contou com um debate na presença do realizador.
No dia 7 de julho, foi inaugurado o núcleo expositivo “de Dentro e Fora - Coletiva de Artistas de Cabo Verde”, no Camões - Centro Cultural Português em Bissau, que contou com a intervenção do Embaixador de Portugal na Guiné-Bissau, José Rui Velez Caroço, do Embaixador de Cabo Verde na Guiné-Bissau, Camilo Leitão da Graça, de Ricardo Barbosa Vicente, na qualidade de curador e em representação da Embaixada de Cabo Verde em Portugal, e Raquel Carvalho, na qualidade de produtora da exposição em representação da UCCLA.
Com a curadoria de Ricardo Barbosa Vicente, a exposição “de Dentro e Fora - Coletiva de Artistas de Cabo Verde” integrou, ao longo dos dois núcleos expositivos, 31 artistas e 27 obras com diferentes técnicas, como áudio, escultura, fotografia, pintura, literatura, tapeçaria, entre outras. Tratou-se de uma reprodução e adaptação da exposição que decorreu em Lisboa - estabelecendo a relação entre os três países, Cabo Verde, Guiné-Bissau e Portugal - com vista à promoção dos artistas e cultura cabo-verdiana além ilhas.
O Camões - Centro Cultural Português em Bissau foi o espaço expositivo selecionado para a homenagem a Amílcar Cabral, personalidade incontornável de Cabo Verde e da Guiné-Bissau, iniciativa sugerida pelo Secretário-geral da UCCLA, Vitor Ramalho. Um apontamento alusivo do cinquentenário do assassinato de Amílcar Cabral, em 2023, e em 2024, do centenário do seu nascimento.
A instalação “Convergência Sublime” (2023) de Raquel Carvalho e Ricardo Barbosa Vicente foi acompanhada de áudio da declamação por Zenaida Chantre, fazendo-se ecoar o poema “Regresso” - da autoria de Amílcar Cabral - pelos corredores do centro cultural.
Este dia contou, ainda, com uma sessão da mostra de cinema, com a exibição de “Cesária Évora” da realizadora Ana Sofia Fonseca. Uma estreia em Bissau, de um filme que se encontra à data nas salas de cinema portuguesas.
A inauguração do núcleo expositivo no Centre Culturel Franco-Bissau-Guinéen, no dia 8 de julho, teve a presença do Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, Ministro da Cultura, Juventude e Desportos da Guiné-Bissau, Augusto Gomes e Embaixador de Cabo Verde na Guiné-Bissau, Camilo Leitão da Graça. Na plateia estiveram diversas personalidades, entre elas, o presidente da Câmara Municipal de Bissau, José Medina Lobato, e diversos embaixadores, nomeadamente do Brasil, França, Portugal, entre outros agentes diplomáticos.
Oiça aqui o discurso do Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves
Oiça aqui o discurso do Ministro da Cultura, Juventude e Desportos da Guiné-Bissau, Augusto Gomes
Oiça aqui o discurso do Embaixador de Cabo Verde na Guiné-Bissau, Camilo Leitão da Graça
Após os discursos, foi proporcionada uma visita guiada ao público presente pelo curador Ricardo Barbosa Vicente.
A encerrar o dia, o auditório do Centre Culturel Franco-Bissau-Guinéen foi palco de um concerto de Princezito (Cabo Verde) e Binhan (Guiné-Bissau), ao som vibrante de músicas dos dois países.
No dia 12 de julho, a sessão foi encerrada pelo diretor do Centre Culturel Franco-Bissau-Guinéen, Paul Barascut, Embaixador de Cabo Verde na Guiné-Bissau, Camilo Leitão da Graça e o curador Ricardo Barbosa Vicente. Seguida da exibição de dois filmes, nomeadamente a curta-metragem “Hora di Bai” de Samira Vera-Cruz e a longa-metragem “Nturudu - Um Carvanal Sem Máscara” de Arlindo Camacho.
Consulte mais informações e aceda ao catálogo online em https://www.uccla.pt/noticias/inauguracao-da-exposicao-de-dentro-e-fora-e-mostra-de-cinema-em-bissau
Assista à entrevista dada pelo curador Ricardo Barbosa Vicente, no programa “Bem Vindos” da RTP África em https://www.rtp.pt/play/p11302/e703179/bem-vindos
Notícias relacionadas:
Forbes - https://www.forbesafricalusofona.com/guine-bissau-recebe-exposicao-cabo-verdiana-de-dentro-e-fora/
Inforpress - https://inforpress.cv/guine-bissau-acolhe-exposicao-de-dentro-e-fora-em-comemoracao-a-independencia-de-cabo-verde/
Bantumen- https://bantumen.com/independencia-de-cabo-verde-bissau/
E-Global - https://e-global.pt/noticia/vida/inauguracao-da-exposicao-de-dentro-e-fora-e-mostra-de-cinema-em-bissau/
Balai - https://www.balai.cv/balai-kultural/guine-bissau-acolhe-exposicao-de-dentro-e-fora-em-comemoracao-a-independencia-de-cabo-verde/