Com a última localidade da ilha do Príncipe a dispor de luz elétrica da rede pública, a Praia Campanha, a Região Autónoma do Príncipe passou, a partir do dia 22 de dezembro, a ter uma cobertura total da rede elétrica da EMAE (Empresa de Água e Energia).
Filipe Nascimento, líder do Governo da Região Autónoma do Príncipe, visivelmente emocionado afirmou que “estamos a ligar a última comunidade do Príncipe onde as pessoas terão de forma permanente a rede eléctrica da EMAE, 24 horas [por dia]”, reforçando que “isto é história minha gente”.
Na ocasião, Nascimento destacou que com a energia será possível impulsionar a economia local de uma comunidade piscatória com grande potencial para outras atividades económicas.
A obra foi suportada por fundo do tesouro público nacional e durou cerca de seis meses.
A população de Praia Campanha, composta por dezenas de famílias, e que vive essencialmente, de pesca e agricultura, vê concretizado um sonho de pouco mais de 23 anos de luta para instalação de luz elétrica da EMAE na localidade.
Com a extensão da rede pública de energia a esta localidade do litoral da ilha, a cobertura da rede elétrica da EMAE fica concluída.
A ilha do Príncipe que dista ao norte da capital são-tomense (na Ilha de São Tomé), pouco mais de 142 km, tem pouco mais de sete mil habitantes que vivem essencialmente de turismo, pesca, agricultura e outros serviços.
Mais informações sobre Ilha do Príncipe com cobertura total da rede elétrica