Com vista a promover a cooperação multilateral entre Portugal e a China, vai decorrer, nos dias 14 e 15 de dezembro, a III Conferência Internacional de Cooperação Portugal-China: Portugal, plataforma da economia do mar e porta atlântica da Rota Marítima da Seda para a Eurásia, a América e a África, que ocorrerá presencialmente no auditório da UCCLA e online através do Facebook em https://www.facebook.com/CamaraDeCooperacaoEDesenvolvimentoPortugalChina e https://www.facebook.com/observatoriodachina.pt/.
A conferência pretende responder a questões cruciais para o comércio e a cooperação, contribuir para o desanuviamento da tensão entre a Europa e a China e, desta forma, para reforçar os interesses de Portugal no relacionamento com a China. É para analisar este novo quadro internacional em desenvolvimento que a organização - Câmara de Cooperação e Desenvolvimento Portugal-China e Observatório da China, em parceira com a União das Associações de Cooperação e Amizade Portugal-China - convidou académicos, economistas, fiscalistas e empresários, decisores políticos e financeiros com reconhecida influência nas relações entre os dois países, o que tornará certamente mais interessante o estudo das oportunidades e desafios na colaboração que se têm vindo a desenvolver.
Após a intervenção de boas-vindas pelo Secretário-geral da UCCLA, Vítor Ramalho, em representação do presidente da Academia de Ciências Sociais da China, haverá a intervenção de Ye Hailin, Deputy Director-general of Bureau of International Cooperation of CASS, seguida da abertura oficial pelo Embaixador da China em Portugal, Zhao Bentang. Por regressar a Portugal, só na tarde do dia 14, o Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, só intervirá às 16 horas. A conferência será encerrada no dia 15 de dezembro, pelo Secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias.
A conferência decorrerá no 14 de dezembro, das 9 às 18 horas e no dia 15 de dezembro, das 9 às 13 horas.
Todo o programa e demais informações aqui