II Encontro Técnico da Rede Temática “Proteção e Valorização dos Centros Históricos”
Imagem
II Encontro Técnico da Rede Temática “Proteção e Valorização dos Centros Históricos”
Portugal |
PORTUGAL | Guimarães
Publicado em 30-11-2012
Realizou-se na cidade de Guimarães, em Portugal, de 27 a 29 de novembro, o II Encontro Técnico da Rede Temática “Proteção e Valorização dos Centros Históricos” - sequência do previsto no I Encontro Técnico preparatório, realizado na cidade da Ribeira Grande (Cidade Velha), em Cabo Verde, a 29 de janeiro de 2012. 
 
    
 
Estes encontros destinam-se, principalmente, a técnicos municipais que, no terreno, se defrontam com as questões em debate. Assim, neste II Encontro, em que estiveram presentes representantes de dezenas de Municípios, em particular de cidades UCCLA - designadamente Benguela, Brasília, Ilha do Príncipe, Lisboa, Macau e Sintra -, teve como principal objetivo a partilha de conhecimentos e troca de experiências. Os temas abordados foram “A Gestão (Sustentável) da Proteção e Valorização do Património” e a “Proteção e Valorização do Património e os Jovens”, sendo o tema da conferência inaugural “A Cidade Histórica e a sua Sustentabilidade”. 
 
Estes encontros destinam-se, principalmente, a técnicos municipais que, no terreno, se defrontam com as questões em debate. Assim, este II Encontro, em que estiveram presentes representantes de dezenas de Municípios, em particular de cidades UCCLA - designadamente Benguela, Brasília, Ilha do Príncipe, Lisboa, Macau e Sintra -, teve como principal objetivo a partilha de conhecimentos e troca de experiências. Os temas debatidos foram “A Gestão (Sustentável) da Proteção e Valorização do Património” e a “Proteção e Valorização do Património e os Jovens”, sendo o tema da conferência inaugural “A Cidade Histórica e a sua Sustentabilidade”. 
 
No encontro, ficou-se a conhecer o projeto de edificação de Brasília e a gestão de todo o património no presente, o modo como a China integrou o património de Macau e como o valoriza e salvaguarda como valor patrimonial da Humanidade e, também, a preocupação da Unesco, pela voz da Dr.ª Clara Cabral, na defesa do património classificado.
 
O último dia foi marcado com uma visita guiada ao centro histórico de Guimarães, Capital Europeia da Cultura, e cidade efetiva da UCCLA, onde os participantes puderam conhecer o novo Centro Internacional das Artes José de Guimarães, assim como percorrer o Largo da Oliveira ou o Convento de Santo António dos Capuchos.
 
    

Este Encontro Técnico, que a cidade guia da Rede acolheu, constituiu um avanço num percurso marcado por ampla participação e vivo debate, um passo significativo e um marco na aproximação das cidades da rede, de instituições e técnicos, sendo que os resultados alcançados ilustram a utilidade e as potencialidades associadas a esta Rede, cuja continuidade, enriquecimento, expansão e consolidação a UCCLA se empenha em prosseguir.