I Reunião Temática “Proteção e Valorização dos Centros Históricos”
Imagem
I Reunião Temática “Proteção e Valorização dos Centros Históricos”
Cabo Verde | Ribeira Grande de Santiago
Publicado em 02-02-2012
Decorreu, no dia 30 de janeiro, na Cidade Velha (Cabo Verde), a reunião técnica da Rede Temática de Cidades - Proteção e Valorização do Património Histórico -, com o objetivo de promover a partilha de práticas de gestão de áreas antigas de valor patrimonial, através do debate de estratégias e protocolos de atuação. 
 
    

 
Esta reunião, coordenada pela cidade de Guimarães, foi organizada pela União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA) e contou com a presença do seu Secretário-Geral, Eng. Miguel Anacoreta Correia, do coordenador da rede de cidades, Eng. Renato Costa e do responsável institucional da UCCLA, Arq. João Laplaine Guimarães. 
 
    
 
 
Para além da cidade de Guimarães, cidade guia da Rede, representada pelo seu Presidente e pelo Arq. Ricardo Rodrigues, participaram responsáveis dos municípios de Agua Grande (Presidente, Dr. Ekeneide Lima dos Santos), de Cascais (Dra. Carla Antunes), da Cidade Velha (Presidente, Dr. Manuel Monteiro de Pina), do Huambo (Eng. José Luís Marcelino), de Lisboa (Arq. Paulo Pais), de Maputo (Dra. Natasha Morais e Arq. Rogério Nubumga), da Praia (Vereadora Mª Aleluia Andrade e Arq. Alberto Mello) e da Região Administrativa Especial de Macau (Dra. Gabriela César), na qualidade de membros da UCCLA. 
 
Estiveram também presentes representantes de outros municípios, designadamente o Vereador Paulo Tovar de Morais, da Câmara Municipal de Lagos, o Presidente da Câmara de Trancoso (Dr. Julio Sarmento), dois vereadores da Câmara de Ponte de Lima (Dr. Miguel Pires da Silva e Franclim de Castro e Sousa) e uma representante do Ministério Cultura de Cabo Verde (Dra. Débora Sanches). No total participaram 12 cidades.
 
Esta reunião precede o primeiro Encontro Técnico da Rede "Conservação e Valorização do Património Histórico", no mês de novembro, na cidade de Guimarães, integrado no programa Guimarães Capital Europeia da Cultura 2012.