Huambo com novos agentes comunitários de saúde

Huambo com novos agentes comunitários de saúde

A província do Huambo (Membro Associado da UCCLA), em Angola, conta com 171 novos agentes comunitários de saúde e oito supervisores de campo, formados pelo projeto “Uhayele”, com a finalidade de educarem as populações do meio rural sobre saúde preventiva.

A coordenadora assistencial do “Uhayele”, Giovana Barros, explicou que os mesmos estão a desenvolver as atividades para as quais foram formados nos municípios do Chinjenje, Ucuma, Longonjo, Ecunha, Tchicala-Tchoholanga, Cachiungo, Mungo, Londuimbali e na comuna da Calima (município do Huambo).

Deu a conhecer que, neste momento, os agentes comunitários de saúde estão a concluir o processo de cadastro das famílias, num total de 13.585, que irão beneficiar de ações de sensibilização voltadas à saúde preventiva.

A coordenadora adiantou que, entre as principais ações que envolvem o papel dos agentes comunitários de saúde, as visitas domiciliárias às famílias e as diversas atividades de informação e educação irão fortalecer o vínculo com a população, assim como possibilitar conhecer o perfil dos principais problemas que mais afetam cada família, por forma a planear as ações que visam a melhoria das condições de saúde.

O projeto “Uhayele”, expressão em língua nacional umbundo que, traduzida para português, significa saúde, é um programa do Governo da província do Huambo, através da Direcção Provincial da Saúde e é executado pela Amosmid (empresa privada de gestão em saúde).

Mais informações

Publicado em 08-10-2013