Foi assinado, dia 14 de dezembro, um Programa Quadro de Cooperação Multilateral no domínio da Defesa, entre o ministro da Defesa Nacional e dos Combatentes da Liberdade da Pátria da Guiné-Bissau, Sandji Fati, e o ministro da Defesa de Portugal, João Gomes Cravinho.
Um dos objetivos principais do acordo visa a formação de quadros militares, criação de um espaço de concertação estratégica internacional a nível do corredor marítimo do Oceano Atlântico para ultrapassar os desafios existentes.
Para Sandji Fati a grande aposta do executivo, neste acordo, assenta na formação de quadros militares com vista a transformar as Forças Armadas guineenses em republicanas.
“Sempre foi a nossa ambição retomar a cooperação no domínio da defesa com Portugal e hoje acabou por se concretizar. Quando digo apostar na formação é porque um militar com formação, com espírito de patriotismo é que podemos ter um país estável e que pode desenvolver-se economicamente”, destacou.
Para o Ministro da Defesa português, João Gomes Cravinho, o quadro da cooperação com a Guiné-Bissau representa um salto qualitativo.
Mais informações sobre Guiné-Bissau e Portugal assinam acordos na área de Defesa