![Guiné-Bissau aposta na digitalização para modernizar o país](/sites/default/files/styles/1160_x_480/public/imagens/noticias/GB-aposta-na-modernizacao-digital.jpg?itok=xtOoh-hu)
![Guiné-Bissau aposta na digitalização para modernizar o país](/sites/default/files/styles/1160_x_480/public/imagens/noticias/GB-aposta-na-modernizacao-digital.jpg?itok=xtOoh-hu)
O Governo da Guiné-Bissau lançou oficialmente, no dia 29 de janeiro, a Estratégia Nacional para a Transformação Digital, numa cerimónia realizada no Palácio do Governo. A iniciativa pretende modernizar o país através da digitalização dos serviços públicos e privados, impulsionando a inovação, a inclusão social e a eficiência administrativa.
A cerimónia contou com a presença de especialistas nacionais e internacionais, representantes governamentais, empresários e membros da sociedade civil, que discutiram os desafios e oportunidades do processo de digitalização no país. O plano, com um horizonte temporal até 2030, prevê 55 intervenções operacionais organizadas em torno de seis objetivos estratégicos. Entre eles, destacam-se o desenvolvimento de infraestruturas tecnológicas, a promoção da literacia digital, a modernização dos serviços públicos, o fortalecimento institucional e o estímulo à economia digital.
João Frederico, presidente do Conselho de Administração do Instituto Tecnológico de Modernização Administrativa, sublinhou a importância da continuidade e do envolvimento de todos os setores na execução da estratégia: “O trabalho de digitalização é um trabalho contínuo. Agora somos nós e depois a geração vindoura e assim sucessivamente. A única coisa é que tem de ter a participação de todos, tem de ser aceite por todos, sobretudo pelo Governo, sociedade civil, funcionários públicos.”
Frederico explicou ainda que, além de ser uma iniciativa que vai beneficiar diretamente a população, sem custos, a digitalização dos serviços públicos deverá impulsionar diretamente o setor privado, criando uma dependência positiva entre ambos: “Digitalizar os serviços públicos é também digitalizar os serviços privados. Isto vai ajudar o país em todos os sentidos.”
Mais informações sobre Guiné-Bissau aposta na digitalização para modernizar o país