Governo lança programa de apoio à Reforma Educativa em Cabo Verde
Imagem
Governo lança programa de apoio à Reforma Educativa em Cabo Verde
Publicado em 24-10-2024

O ministro da Educação, Amadeu Cruz, apresentou as principais diretrizes do novo Programa de Apoio à Reforma Educativa Prioritária em Cabo Verde (PAREP-CV 2024-2029), financiado pelo Global Partnership for Education (GPE), em 5 milhões de dólares. O programa visa a consolidação das reformas no ensino básico e a reestruturação do ensino pré-escolar, uma prioridade do governo.

Amadeu Cruz explicou que o programa tem como objetivo não apenas a universalização do pré-escolar, mas também a preparação para a sua obrigatoriedade antes da entrada no ensino básico.

"Em primeiro lugar, mobilizamos esta subvenção da Parceria Global para a Educação para consolidarmos a reforma no ensino básico, no primeiro ciclo, que é uma fase importante das aprendizagens dos alunos. E, em segundo lugar, para iniciarmos um processo de reestruturação do ensino pré-escolar, que tínhamos já identificado desde há algum tempo como uma prioridade de ação educativa", afirmou.

O titular da pasta da Educação também enfatizou a colaboração com as câmaras municipais e as organizações da sociedade civil que gerem os jardins de infância, visando melhorar as condições de trabalho dos educadores. Sublinhou ainda o compromisso com a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais, mencionando que já foi aprovado um decreto-lei sobre a educação especial.

Desde 2016, segundo o ministro, a taxa de frequência no pré-escolar aumentou de 80% para 86% das crianças dos 4 aos 5 anos. No entanto, Amadeu Cruz frisou que é necessário expandir o acesso, sobretudo nas grandes cidades como Praia, Sal, São Vicente e Boa Vista.

"Temos que fazer agora um esforço, particularmente nas grandes centralidades, para alargarmos o acesso, para não deixar nenhuma criança das periferias urbanas fora do jardim de infância", explicou.

Por sua vez, o representante Residente do PNUD, UNICEF e UNFPA, David Matern, reforçou o compromisso com a educação pré-escolar inclusiva e de qualidade no país.

“É com grande satisfação que participo hoje neste acto de lançamento oficial do programa de apoio à concretização do Pacto de Parceria, estabelecido no ano passado, que visa à universalização da educação pré-escolar, à inclusão e à qualidade das aprendizagens no primeiro ciclo do ensino básico obrigatório aqui em Cabo Verde”, afirmou.

David Matern apontou que há desafios significativos no que diz respeito à equidade de acesso ao pré-escolar, especialmente em áreas rurais e comunidades vulneráveis.

O Programa de Apoio à Reforma Educativa Prioritária em Cabo Verde (PAREP-CV), após a aprovação do financiamento da subvenção da Global Partnership for Education (GPE), no valor de 5 milhões de dólares, tem duração de cinco anos e pretende promover a universalização da educação pré-escolar e melhorar a qualidade do ensino no primeiro ciclo do ensino básico.


Mais informações sobre Governo lança programa de apoio à Reforma Educativa em Cabo Verde