Transportes de Angola

Governo de Angola introduz passe social nos transportes públicos

A partir de dezembro, os cidadãos angolanos vão passar a ter um passe social nos transportes coletivos para permitir diferenciação das camadas sociais mais carenciadas, daqueles que podem pagar uma tarifa ao nível do custo operacional da transportadora.

A informação foi avançada pelo ministro dos Transportes, Ricardo de Abreu, que explicou que o passe social vai estar disponível apenas no final do ano, porque a decisão do executivo é não alterar a tarifa dos transportes públicos e manter os 50 kwanzas para toda a população.

Segundo o governante, em Luanda está a ser aumentada a frota de transportes públicos. Referiu que, neste momento, existem cerca de 650 autocarros disponíveis em operacionalização, mas até Junho ou Julho a intenção é atingir quase 800.

Este processo, de acordo com o ministro, é feito de forma contínua, pois acredita que "nunca” chegará a um número total, porque a dinâmica da mobilidade está associada à dinâmica do crescimento populacional e dos municípios.

Realçou ainda que o país tem um centro operacional que permite o controlo efetivo de toda a frota dos transportes públicos em Luanda, quer o número de autocarros em circulação, número de passageiros e a velocidade dos automobilistas. Acrescentou que esta é uma ferramenta de grande utilidade com o objetivo de melhorar na prática a mobilidade na capital do país e anunciou a extensão do programa em todo o país.
 

Mais informações sobre Governo de Angola introduz passe social nos transportes públicos

 

 

Publicado em 01-05-2022