Decorreu, nos dias 25 e 26 de novembro, na sala de Congressos do Altice Forum de Braga, o II Fórum da Cooperação Municipalista da Lusofonia sobre o tema "A localização dos ODS por trás a COVID 19: uma visão desde o género" - uma iniciativa do Fondo Galego de Cooperación e Solidariedade da região autónoma da Galiza, em parceria com a Xunta de Galicia, a Cooperativa Galega, a UCCLA, a Câmara Municipal de Braga e a Rede de Autoridades locais da Lusofonia, Polos ODS.
O Secretário-geral da UCCLA, Vitor Ramalho, esteve presente na sessão de abertura no dia 25 de novembro, assim como foi moderador da mesa subordinada ao tema “Ruralismo e ODS” que decorreu no dia 26 de novembro. A coordenadora da Área Social da UCCLA, Princesa Peixoto, interveio na sessão sobre o tema “Educação para o desenvolvimento numa lógica participativa” no dia 25 de novembro.
Participaram na iniciativa responsáveis das entidades que organizaram o encontro e as que a ele se associaram, representantes de vários municípios e regiões desde logo da Galiza e de Portugal bem como do Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.
De acordo com o previsto, o Foro da Cooperação Municipalista da Lusofonia decorreu em regime presencial e videoconferência, e no final de cada uma das três sessões houve debates centrados nos temas abordados.
Dada a natureza multidisciplinar dos temas e a especificidade económico-social de cada município, os participantes beneficiaram de testemunhos e experiências muito diversificadas e enriquecedoras que reforçaram a sensibilização para a importância destas iniciativas, que seguramente se repetirão pelo interesse suscitado, à semelhança do que ocorreu no primeiro Fórum realizado em 2019, em Santiago de Compostela.
Programa
Notícia relacionada:
Autoridades locais da Galiza e dos países de língua portuguesa estão trocando boas práticas em torno da Agenda 2030