No âmbito do projeto “Parceria para o Reforço da Governação Urbana, Inclusão Social e Promoção do Empreendedorismo, em Díli, Timor-Leste”, decorreu, no dia 15 de novembro nas instalações do Centro Cultural Jorge Sampaio - Embaixada de Portugal em Díli, a cerimónia de entrega de certificados aos formandos/participantes nos cursos realizados no período de fevereiro a setembro de 2023.
Nesta ocasião foram entregues 193 certificados, 155 correspondentes à frequência de cursos de Língua Portuguesa e 38 à frequência de cursos de Informática.
A entrega de certificados, nesta segunda edição, tal como sucedeu na primeira cerimónia em maio deste ano, além de premiar o empenho dos formandos e certificar internacionalmente as suas competências, pretende igualmente apoiar a estratégia traçada pela Autoridade Municipal de Díli (AMD) para que, cada vez mais, a Língua Portuguesa se assuma como a língua falada e escrita, dentro da organização, por todos os seus trabalhadores. Constitui também o reconhecimento atribuído pelo projeto à importância da aprendizagem da Língua Portuguesa como uma das línguas oficiais de Timor-Leste.
Este evento contou com as presenças da Embaixadora de Portugal em Timor-Leste, Manuela Bairos, Susana Martins, em representação do Embaixador da União Europeia em Timor-Leste, Octávio Amaral Vieira, em representação da presidente da AMD, e Mateus Talo, Secretário de Estado do Desenvolvimento Rural, em representação do Ministro da Administração Estatal, para além de individualidades e representantes da Administração de Timor-Leste, quadros e funcionários da AMD e colaboradores da equipa local do Projeto.
Com o intuito de fazer um balanço das ações de formação, teve lugar no dia seguinte, no Auditório da Fundação Oriente em Díli, um encontro no qual participaram elementos responsáveis pelas ações de formação da equipa local do projeto, representantes dos parceiros e da entidade financiadora, representantes dos Municípios de Baucau, Ermera e Viqueque (cidades associadas da UCCLA), dirigentes e funcionários da AMD.
As ações de formação, no período que decorreu entre outubro de 2022 e outubro de 2023, envolveram um total de 268 funcionários repartidos por 12 cursos de Língua Portuguesa, do nível A2 e B1, e 6 cursos de Introdução à Informática.
Estas formações, ministradas no Centro de Formação Municipal de Díli cuja criação é também uma iniciativa do projeto, visam dotar os formandos de competências linguísticas, na forma oral e escrita, em Língua Portuguesa bem como a promoção da literacia digital no seio da AMD.
O projeto “Parceria para o Reforço da Governação Urbana, Inclusão Social e Promoção do Empreendedorismo, em Díli, Timor-Leste”, com uma duração de 36 meses, foi iniciado em maio de 2022, é financiado pela União Europeia e executado pela UCCLA, AMD e Câmara Municipal de Lisboa.