Festival de Arte Urbana de Lisboa

Festival de Arte Urbana de Lisboa

O “Muro”, primeiro Festival de Arte Urbana de Lisboa, vai decorrer de 30 de abril a 15 de maio, em vários locais da cidade, mas terá o seu epicentro no Bairro Padre Cruz, em Carnide, e irá envolver mais de 30 artistas nacionais e internacionais.
 
Organizado pela Galeria de Arte Urbana (GAU) da Câmara Municipal de Lisboa (Membro Efetivo da UCCLA) em parceria com a Junta de Freguesia de Carnide, o MURO, que se pretende tornar num festival de Arte Urbana de referência na Europa, está aberto a toda a população e aglomera várias vertentes: intervenção artística, debate, trabalho comunitário e associativo, pedagogia, divulgação, cinema, música, animação de rua, teatro, marionetas, bike trial e paintball. Terá uma vasta programação que ambiciona envolver a comunidade de Arte Urbana, a população do bairro, da cidade e os seus visitantes e que se estenderá a toda a cidade, com intervenções em locais como a Calçada da Glória, a Rua Adriano Correia ou o aeroporto – de acordo com Sílvia Câmara, da GAU.
 
O Bairro Padre Cruz, com 5513 residentes, 1041 edifícios e 28 associações, foi, no entanto, o eleito para o desenvolvimento geral deste projeto: “Investir neste território é investir nas pessoas que cá vivem”, disse, durante a apresentação, Fábio Sousa, o presidente da Junta de Freguesia de Carnide. “Vamos criar uma galeria coletiva e a céu aberto de Arte Urbana”.
 
O MURO conta como curadores Vhils|Pauline Foessel, Lara Seixo Rodrigues, Pariz One, Pedro Soares Neves, Miguel Negretti e Ana Vilar Bravo e tem a colaboração da EGEAC, da GEBALIS, do Turismo de Portugal, entre outros.
 
 
 
 
Publicado em 30-03-2016