Decorre, de 29 de junho a 7 de julho, a 14.ª edição do FESTin – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa. Esta edição, que tem o apoio institucional da UCCLA, terá produções do Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
Prepare-se para mais uma emocionante viagem pelos países de língua portuguesa através do cinema com o FESTin que, pela primeira vez, será realizado no verão. Dias perfeitos para curtir o grande ecrã com toda a família. De 29 de junho a 7 de julho, os cinemas Ideal, São Jorge, Fórum Lisboa e Cine Incrível serão os palcos da 14.ª edição do FESTin, com uma seleção variada de filmes sobre temas como música, diversidade, inclusão social, infanto-juvenil; e até mesmo assuntos como direito à habitação, racismo e sexo. Com quase 40 títulos, o festival terá produções do Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
O tema deste ano é a diversidade. O FESTin traz as habituais secções competitivas de ficção, documentário e curtas-metragens. Os júris conferem aos vencedores o Prémio Pessoa, além de menções honrosas nas categorias: Melhor Longa-Metragem (Ficção), Melhor Realizador (Ficção), Melhor Actor (Ficção), Melhor Atriz (Ficção), Melhor Documentário e Melhor Curta-Metragem. Ainda há o FESTinha para as crianças, a Mostra de Cinema Brasileiro e o regresso da mostra “Os Diferentes Sotaques da Lusofonia”, em parceria com a PROCULTURA.
Neste ano, o festival atravessará o Tejo. Haverá uma sessão com curtas do festival no Cine Incrível de Almada. A celebração do cinema em português contará ainda com uma série de atividades paralelas, como festas, confraternizações e rodadas de negócios, para que o público possa aproveitar ao máximo este evento que, desde 2010, faz parte do calendário cultural de Lisboa.
“Fogaréu”, realizado por Flávia Neves e estrelado pela atriz Bárbara Colen, é o filme de abertura da 14.ª edição do FESTin - Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa - na cerimónia que acontecerá no dia 30 de junho, a partir das 21 horas, no Cinema São Jorge, em Lisboa. “Fogaréu” tem impactado plateias em festivais internacionais como o Berlinale, Panorama 2022, o Festival Internacional de Cine de Guadalajara, 2022, au Festival International du Film Fantastique de Neuchâtel, 2022, o Edinburgh International Film Festival, 2022 e o Vancouver International Film Festival, 2022. A ativista angolana Luzia Moniz e o jornalista brasileiro Alexei Waichenberg vão apresentar a Sessão de Abertura da festa do cinema em português.
No dia 7 de julho, às 21 horas, o Fórum Lisboa será o palco para revelar os vencedores da 14.ª edição. A cerimónia de encerramento será conduzida pela jornalista/radialista Daniela Azevedo. Em seguida, será exibido "Pixinguinha, Um Homem Carinhoso" (Brasil, 2022), que tem Seu Jorge e Taís Araújo no elenco.
Para conferir a programação completa do FESTin, clique aqui
Para ver todas as sinopses dos filmes do FESTin, clique aqui