Decorre, de 11 a 29 de março de 2021, o FESTin ON Niterói que estabelece uma ponte entre a produção audiovisual da cidade fluminense, no estado do Rio de Janeiro, no Brasil, e a produção de outros países integrantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). A mostra conta com a parceria da UCCLA.
O FESTin ON é uma “itinerância online” e inédita em Niterói do Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa, evento internacional realizado anualmente em Portugal e em outros países, cujo objetivo é fomentar a interculturalidade, a inclusão social e o intercâmbio cultural entre os países de língua portuguesa através do ambiente de festival, comprometendo-se com a divulgação das diferentes culturas e práticas de respeito à diversidade presentes nestes países.
A Casa da Gente, produtora de Niterói, realiza esta iniciativa em parceria com o FESTin, com o objetivo de proporcionar um intercâmbio entre Niterói e países de língua portuguesa através da disponibilização online e gratuita de 14 curtas-metragens e 4 longas-metragens destes países – dentre os quais obras de realizadores de Niterói –, além da realização de três debates online entre realizadores. Três filmes terão recurso de acessibilidade comunicacional (tradução em LIBRAS ou Legendagem para Surdos e Ensurdecidos).
Através da plataforma streaming https://festinon.com, o público brasileiro, em especial o do estado do Rio de Janeiro, terá acesso a títulos nunca ou raramente exibidos no Brasil, que retratam a diversidade e riqueza cultural dos países de língua portuguesa, com especial destaque para a produção dos países africanos. Paralelamente, o público dos demais países da CPLP poderá assistir aos filmes dos realizadores de Niterói, cidade que nos últimos anos tem estabelecido uma rede de fomento e de difusão do audiovisual, apostando em talentos e empresas locais. A cidade sedia também uma das principais faculdades de cinema do país, de onde já despontaram realizadores de projeção internacional.
Dessa itinerância online, também estimulada pela União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA), o objetivo é fomentar a interculturalidade, a inclusão social e o intercâmbio cultural dos países que têm o português como a língua oficial. E isso ocorre em função da atmosfera criada pelo festival que exibe diferentes culturas e práticas, estabelecendo um respeito mútuo à diversidade dos participantes. No caso de Niterói, esse é o momento ímpar para apresentar o melhor da sua cinematografia.
Conheça toda a programação aqui