Feira do Livro de Maputo
Imagem
Feira do Livro de Maputo
Moçambique |
MOÇAMBIQUE | Maputo
Publicado em 19-10-2021

A sétima edição da Feira do Livro de Maputo irá decorrer até ao dia 23 de outubro, nas plataformas virtuais. Miguel Gullander (Portugal), Patrick Quillier (França) Valentino Viegas (Goa/India), Rosa Chávez (Guatemala) e Conceição Lima (São Tomé e Príncipe) são algumas das presenças confirmadas. A UCCLA estará representada, dia 23 de outubro, pela técnica Alda Moreira.

 

Feira do Livro de Maputo-21Outubro2021  Feira do Livro de Maputo-22Outubro2021  Feira do Livro de Maputo-23Outubro2021

(programa dos dias 21, 22 e 23 de outubro de 2021)



Literaturas de língua portuguesa e castelhana estarão em destaque na Feira do Livro de Maputo, em formato virtual, de 21 a 23 de outubro de 2021. A Feira do Livro de Maputo volta a juntar autores, editores e leitores. As sessões serão emitidas através das plataformas digitais. Visite em https://www.facebook.com/FeiradolivrodeMaputo/

Na edição de 2021 o escritor homenageado é Ungulani Ba Ka KHosa, cânone da literatura moçambicana, autor de, entre outros, Gungunhana, Os sobreviventes da noite (Prémio José Craveirinha de Literatura), Orgia dos Loucos, Histórias de Amor e Espanto, Choriro, No Reino dos Abutres, Entre as Memórias Silenciadas (prémio BCI para o melhor livro do ano), Cartas de Inhaminga e Ualalapi (Grande Prémio de Ficção Narrativa Moçambicana, eleito um dos cem melhores romances africanos do século XX).

Esta edição da Feira do Livro terá Cabo Verde como país convidado, coincidindo com a celebração dos 154 anos do nascimento de Eugénio Tavares (1867-1930), um dos mais importantes marcos da cultura cabo-verdiana, sendo responsável pela valorização e utilização do crioulo na sua actividade literária e musical.

Desde a 6.ª edição, em outubro de 2020, ano da migração para o espaço virtual, devido a pandemia da covid-19, a Feira do Livro de Maputo não tem parado de crescer, e de contribuir para enriquecer o mosaico cultural da cidade capital.

Organizado, como nas sete edições anteriores, em dois capítulos – A Caminho da feira do Livro e Feira do Livro de Maputo - a sétima edição da Feira do Livro de Maputo conta este ano pela primeira vez com a colaboração da Bienal do Livro de Pernambuco, FLIPOÇOS, Fórum das Letras de Ouro Preto, FLIARAXÁ, FLITABIRA (Brasil), Palavras de Fogo-Festival Internacional do Interior, Tabula Rasa – Festival Literário de Fátima, LEV-Festival Literatura em Viagens (Portugal) e Revista Taller Igitur (México) levarão o evento que pretende reflectir sobre a literatura de diferentes geografias culturais e as diversas representações sociais no mundo a vários leitores e novos públicos.

“Questionar mais: A literatura à escuta do mundo” dá tema à mais internacional edição da Feira do Livro de Maputo, que decorrerá nas plataformas virtuais de 9 páginas dos festivais literários parceiros culturais do certame, entre os dias 21 e 23 de Outubro, envolvendo escritores, professores e intelectuais de 26 países em quatro continentes.

A UCCLA é uma das entidades parceiras da Feira do Livro de Maputo, desde a primeira edição.