As Ilhas, o mar e a diáspora de Cabo Verde estão representadas na exposição “de Dentro e Fora - Coletiva de Artistas de Cabo Verde” - uma parceria com a Embaixada de Cabo Verde em Portugal, com o Centro Cultural de Cabo Verde e com o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas de Cabo Verde -, patente na UCCLA e no Centro Cultural de Cabo Verde, que conta com a curadoria de Ricardo Barbosa Vicente.
A exposição inaugurada na UCCLA, no dia 15 de novembro, é complementada pela apresentação de 3 salas no Centro Cultural de Cabo Verde, cuja inauguração decorreu no dia 16 de novembro. Trata-se de uma mostra, na UCCLA, onde estão representados 36 artistas, com 66 obras agrupadas em 7 diálogos improváveis, aparentes ou possíveis, realizados por diferentes intervenientes e com abordagens plásticas distintas sobre os mesmos temas.
A exposição “de Dentro e Fora ‑ Coletiva de Artistas de Cabo Verde” é um contributo no aprofundamento da reflexão sobre as artes plásticas nacionais de Cabo Verde na contemporaneidade e no contexto não só da Lusofonia mas também do continente africano e do mundo. A mostra pretende convidar o visitante a refletir sobre a condição transnacional dos artistas de Cabo Verde, um país onde a diáspora tem uma marcante e assinalável dimensão, com repercussão inequívoca nas artes plásticas. Os autores, na sua produção artística, influenciam e são influenciados não apenas pelas suas raízes, mas também por todo o contexto dos novos países onde vivem ou viveram, pelos quais viajaram e onde produziram as suas obras.
Inauguração da Exposição “de Dentro e Fora - Coletiva de Artistas de Cabo Verde” na UCCLA - 15 de Novembro de 2021
Decorreu, dia 15 de novembro, na UCCLA, a inauguração da exposição “de Dentro e Fora - Coletiva de Artistas de Cabo Verde”, que dá a conhecer a dimensão das ilhas a partir da diáspora. A exposição na UCCLA é complementada pela apresentação de 3 salas no Centro Cultural de Cabo Verde.
Na inauguração estiveram presentes o Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas de Cabo Verde, Abraão Vicente, o Embaixador de Cabo Verde em Portugal, Eurico Correia Monteiro, o Secretário-geral da UCCLA, Vitor Ramalho, o diretor-geral das Artes, Américo Rodrigues, o curador da exposição, Ricardo Barbosa Vicente, que procedeu a uma visita guiada e explicada da mesma.
De acordo com o Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas de Cabo Verde, Abraão Vicente, a exposição “de Dentro e Fora - Coletiva de Artistas de Cabo Verde” é “a maior retrospetiva das artes visuais desde a independência de Cabo Verde”, acrescentando que “nunca se fez uma retrospetiva tão alargada e tão abrangente daquilo que é a produção cultural ligada às artes visuais em Cabo Verde. Esta é a primeira vez que as artes visuais têm uma espécie de resumo com uma linha cronográfica, cronológica, visão identitária, discurso, catálogo, com alguma qualidade que explica a razão de ser da escolha dos artistas”.
Veja aqui o vídeo da inauguração
Inauguração da Exposição “de Dentro e Fora - Coletiva de Artistas de Cabo Verde” no Centro Cultural de Cabo Verde - 16 de Novembro de 2021
Decorreu, dia 16 de novembro, no Centro Cultural de Cabo Verde, a inauguração da exposição “de Dentro e Fora - Coletiva de Artistas de Cabo Verde”, que é um complemento à mesma exposição que está patente na UCCLA.
Na inauguração estiveram presentes o Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas de Cabo Verde, Abraão Vicente, o Embaixador de Cabo Verde em Portugal, Eurico Correia Monteiro, o Secretário-geral da UCCLA, Vitor Ramalho, o curador da exposição, Ricardo Barbosa Vicente, que procedeu a uma visita guiada e explicada da mesma.
Veja aqui o vídeo da inauguração
Exposição “de Dentro e Fora - Coletiva de Artistas de Cabo Verde”
Veja as obras que estão expostas nos dois locais aqui
Visualize o catálogo aqui
Lista de artistas representados:
- Abraão Vicente
- Abraham Levy Lima
- Adílio Felsing
- Aires Melo
- Alex da Silva
- Aniceto Gomes
- António Firmino
- B.Leza
- Carlos Noronha Feio
- Carlota de Barros
- David Levy Lima
- Eduardo Bentub
- Fidel Évora
- Francisco Vidal
- Hélder Cardoso
- Jacira da Conceição
- José Luis Hopfer Almada
- José Luiz Tavares
- Kiki Lima
- Kuny Mendes
- Leomar
- Luis Levy Lima
- Manuel Figueira
- Marcelino Santos
- Maria Alice Fernandes
- Miguel Levy Lima
- Mito Elias
- Oleandro Pires Garcia
- Ovídio Martins
- Regina Correia
- Ricardo Barbosa Vicente
- Ricardo Piedade
- Sue Vicente
- Tchalé Figueira
- Tutu Sousa
- Yuran Henrique
Horários e moradas da exposição que estará patente ao público, e com entrada livre, até ao dia 18 de fevereiro de 2022:
- UCCLA: de segunda a sexta-feira, das 10 às 18 horas
Avenida de Índia, n.º 110, Lisboa
- Centro Cultural de Cabo Verde: de segunda a sexta-feira, das 10 às 17 horas
Rua de São Bento, n.º 640, Lisboa
Organização:
UCCLA - União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa | CCCV - Centro Cultural Cabo Verde
Apoio institucional:
Câmara Municipal de Lisboa | Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas | Embaixada da República de Cabo Verde em Portugal
Apoio:
Arnaud | Epal | Garantia Seguros | Innovarisk, seguros de arte | Star museum | 3+1 Arte Contemporânea | Caixa Geral de Depósitos
Media partners:
Agência Lusa
RTP