Imagem
Encostas de Salvador serão recuperadas
Brasil
| Salvador
Publicado em 29-08-2015
Cerca de 50 encostas estão em obras em Salvador (Membro Efetivo da UCCLA), no Brasil, promovidas pela Prefeitura através da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Defesa Civil (Sindec), com investimentos que superam o montante de R$50 milhões.
O prefeito António Carlos Magalhães Neto visitou as obras, dia 28 de agosto, e fez um balanço das intervenções nas áreas de risco da cidade, sendo que 15 das encostas passaram ou passam por obras neste momento com recursos municipais desde 2013. Outras 18 estão com recursos requisitados junto ao Ministério da Integração Nacional para execução e mais 20 estão em fase de obras ou de decisão de recursos pelo Ministério das Cidades. “Além destas, outras seis novas encostas devem ter recursos liberados a partir da próxima semana pelo Ministério das Cidades, todas elas localizadas nas áreas mais afetadas pelas chuvas este ano em Salvador”, acrescentou o prefeito.
Entre as encostas já concluídas ou em execução estão as localizadas na Avenida Contorno, Estrada Velha do Aeroporto, Avenida ACM (Itaigara), Avenida Donana (Sussuarana), Ladeira do Cacau (São Caetano) e Beco do Jiló (Cidade Nova). As seis encostas que devem receber intervenção emergencial são as da Rua Candinho Fernandes, Rua do Bom Juá, Rua Barro Branco (Alto do Peru), Rua José Sales (Fazenda Grande do Retiro), Rua Maria Amaral (Bela Vista do Lobato) e Rua do Ocidente (Fazenda Grande do Retiro), com investimento previsto de R$31 milhões.
A capital baiana vai ganhar um grande plano municipal de modernização da Defesa Civil de Salvador (Codesal). Prevista para ser lançada no próximo mês de setembro, o conjunto de ações vão contemplar melhorias na infraestrutura, reforço da equipe com a realização de concurso público, modernização da tecnologia, plano de mobilidade social e contenção de encostas, dentre outras melhorias.
“Estamos estudando esse plano há algum tempo e, para isso, conhecemos experiências realizadas em outras cidades e países. A intenção é montarmos o mais moderno sistema de Defesa Civil do país, ajudando assim a evitar situações como as ocorridas este ano na cidade”, ressaltou o prefeito.