Encontro Técnico para a Proteção e Valorização dos Centros Históricos

Encontro Técnico para a Proteção e Valorização dos Centros Históricos

Os Paços do Concelho da cidade de Angra do Heroísmo (Praça Velha), Açores, Portugal, vão ser o palco do IV Encontro Técnico da Rede de “Proteção e Valorização dos Centros Históricos”, que decorrerá nos dias 4 e 5 de setembro. O Secretário-Geral da UCCLA, Vitor Ramalho, fará a abertura do encontro, pelas 9.30 horas.
 
Este evento tem como objetivos a partilha de conhecimentos e troca de experiências entre técnicos de países e cidades diferentes, onde as realidades sobre a proteção e valorização do património serão dadas a conhecer em todas as suas vertentes. Os temas em debate serão “O combate e gestão das térmitas” e “(Re) Viver os centros históricos”.
 
O encontro contará com a presença de representantes das cidades de:
 
- Angra do Heroísmo, Guimarães, Lisboa e Mértola (Portugal); 
- Assomada e Ribeira Grande de Santiago/Cidade Velha (Cabo Verde); 
- Brasília (Brasil);
- Cazenga e M’ Banza Congo (Angola);
- Macau. 
 
Intervirá, ainda, um representante da Fundação Ricardo Espírito Santo, que abordará o tema "Acção e Efeitos das Térmitas nas Obras de Arte". 
 
 
As Redes Temáticas de Cidades UCCLA, criadas em maio de 2010, constituem um espaço de partilha de ideias, conhecimentos, experiências de diferentes municípios.
 
Nesta rede pretende-se valorizar a identidade, cultura, herança, história de cada cidade, no seu conjunto de bens que, pelo seu valor e conjunto urbano, são espaços dotados de significado simbólico, salvaguardando e preservando o património cultural.
 
O primeiro encontro da Rede ocorreu em 2011, na cidade da Ribeira Grande de Santiago (Cabo Verde), o 2.º em Guimarães (Portugal), em 2012 e o 3.º em Lisboa (Portugal), em 2013.
 
 
 
 
Publicado em 26-08-2014