Encontro Técnico para a Proteção e Valorização dos Centros Históricos
Imagem
Encontro Técnico para a Proteção e Valorização dos Centros Históricos
Portugal |
PORTUGAL | Lisboa
Publicado em 11-12-2013

Os Paços do Concelho da cidade de Lisboa (Praça do Município), em Portugal, vão ser o palco do III Encontro Técnico da Rede de “Proteção e Valorização dos Centros Históricos”, que decorrerá no dia 13 de dezembro. O Secretário-Geral da UCCLA, Vitor Ramalho, fará a abertura do encontro, pelas 9 horas, que será moderado por Manuel Vilas Boas (jornalista da TSF).

 
Este evento tem como objetivos a partilha de conhecimentos e troca de experiências entre técnicos de países/cidades diferentes, onde as realidades sobre a proteção e valorização do património serão dadas a conhecer em todas as suas vertentes. Os temas em debate incidirão sobre o passado, presente e futuro das cidades, os centros históricos, a regeneração urbana e a história.
 
O encontro terá representantes das cidades de:
 
- Almada, Angra do Heroísmo, Cascais, Coimbra, Estremoz, Évora, Guimarães, Lisboa, Mértola, Odivelas, Oeiras, Ponte de Lima, Sabugal, Sintra e Tavira (Portugal);
- Benguela, Luanda e M’ Banza Congo (Angola);
- Bissau (Guiné-Bissau);
- Macau;
- Natal e Tibau do Sul (Brasil);
- Ribeira Grande de Santiago/Cidade Velha (Cabo Verde); 
 
Intervirá, ainda, um representante da empresa Ecobranco, empresa vocacionada para a Reabilitação e Restauro do Património. 
 
Pelas 14.30 horas terá lugar uma visita guiada designada “Percursos da Cerca Velha de Lisboa – Património a Descobrir” que será coordenada pelos técnicos Manuela Leitão e Vasco Leitão, da autarquia de Lisboa.
 
 
As Redes Temáticas de Cidades UCCLA, criadas em maio de 2010, constituem um espaço de partilha de ideias, conhecimentos, experiências de diferentes municípios.
 
Nesta rede de “Proteção e Valorização dos Centros Históricos” pretende-se valorizar a identidade, cultura, herança, história de cada cidade, no seu conjunto de bens que, pelo seu valor e conjunto urbano, são espaços dotados de significado simbólico, salvaguardando e preservando o património cultural.
 
Mais se informa que o 1.º Encontro decorreu em 2011, na cidade da Ribeira Grande, em Cabo Verde, e o 2.º na cidade de Guimarães, em Portugal, em 2012.
 
A entrada é livre