Decorreu, dia 20 de abril, uma reunião entre o Secretário-geral da UCCLA, Vitor Ramalho, e a delegação de representantes do governo da província chinesa de Jiangsu, com vista a dar continuidade aos laços de amizade e de cooperação entre as duas entidades.
Na ocasião, Vitor Ramalho relembrou os laços de cooperação entre a UCCLA e o governo provincial de Jiangsu, fazendo referência à deslocação de uma delegação da UCCLA à província de Jiangsu, no ano de 2016, que resultou na assinatura de um memorando, em Macau, para incrementar as relações concretas de cooperação económica e comercial entre 14 cidades de Jiangsu e 14 cidades do mundo lusófono indicadas pela UCCLA (veja aqui a notícia).
O encontro contribuiu para o aprofundamento dos compromissos de cooperação, tendo sido possível delinear os passos necessários à concretização de interesses estratégicos definidos, nomeadamente:
• Promover parcerias entre instituições de ensino superior chinesas e portuguesas, fomentando o intercâmbio de estudantes, aumentando a oferta educativa e, paralelamente, promovendo a cooperação e o diálogo intercultural;
• Fomentar acordos de geminação, também denominado de acordo entre cidades irmãs, entre a província de Jiangsu e as cidades membro da UCCLA, com o objetivo de promover o intercâmbio cultural, económico, educacional, tecnológico e turístico entre ambas;
• Facilitar a ponte com cidades portuguesas que se destaquem no domínio da economia azul;
• Agilizar um evento internacional no campo da inovação tecnológica que vise a troca de conhecimentos entre os atores internacionais, neste domínio.
De referir, que a 29 de setembro de 2019, a UCCLA recebeu uma delegação da província de Jiangsu, altura em que estava patente na UCCLA a exposição “O Fio Invisível - Arte Contemporânea Portugal - Macau | China” - exposição que procurou assinalar a celebração dos 40 anos de relações diplomáticas oficiais entre Portugal e a China e a criação da Região Administrativa Especial de Macau (veja aqui a notícia), também relembrada pelos presentes, até porque um dos elementos viria a integrar esta delegação.
Ainda na ocasião, houve oportunidade para uma visita guiada à “Moçambi-Cá - Exposição de artistas plásticos de Moçambique” que está patente na UCCLA, até ao final de maio.
A delegação da província de Jiangsu foi composta por:
- Jing Yang - Vice-diretora-geral do Gabinete de Relações Exteriores do Governo Popular da província de Jiangsu;
- Feng Wang - Diretor da Divisão de Associação de Amizade com o Exterior, Gabinete de Relações Exteriores do Governo Popular Municipal de Nanjing;
- Min Wang - Vice-diretora da Divisão de Assuntos Europeus e Africanos, Gabinete de Relações Exteriores do Governo Popular da província de Jiangsu;
- Yongqiang Li - Chefe de Seção da Divisão de Assuntos Europeus e Africanos, Gabinete de Relações Exteriores do Governo Popular da província de Jiangsu;
- Ge Zhu - Chefe de Seção da Divisão de Assuntos Europeus e Africanos, Gabinete de Relações Exteriores do Governo Popular da província de Jiangsu;
- Qing Tong – Intérprete do Gabinete de Relações Exteriores do Governo Popular da província de Jiangsu.
Receção ao Chefe do Executivo da RAEM
Por ocasião da deslocação do Chefe do Executivo da RAEM - Região Administrativa Especial de Macau, Ho Iat Seng, a Portugal, decorreu no dia 20 de abril, uma receção nos Paços do Concelho pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas (veja aqui a reportagem vídeo).
No mesmo dia, a autarquia de Lisboa organizou, também, um jantar no Palácio da Mitra. O Secretário-geral da UCCLA, Vitor Ramalho, esteve presente. Estiveram presentes, também, diversas personalidades de referência no domínio da política nacional e internacional e, em particular, das entidades promotoras do entendimento e do aprofundamento das relações entre Portugal e a China.
No dia 21 de abril, Vitor Ramalho esteve presente na receção oferecida pelo Governo da RAEM, no Hotel Sheraton, em Lisboa (mais informações sobre a receção).
Macau
Macau é membro fundador da UCCLA, desde 1985. Após a transição desta região - agora denominada RAEM - Região Administrativa Especial de Macau - para a República Popular da China, Macau manteve-se membro até aos dias de hoje.
Em 2022, Macau que, até então, assumia o cargo da presidência da Comissão Executiva da UCCLA, passou o testemunho à cidade de Lisboa, em particular, à Câmara Municipal de Lisboa (veja aqui a notícia).