Encontro com Associação de Deficientes de Timor-Leste
Imagem
Encontro com Associação de Deficientes de Timor-Leste
Timor-Leste | Díli
Publicado em 28-08-2023

Decorreu, no dia 24 de agosto, um encontro entre a UCCLA (União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa), a AMD (Autoridade Municipal de Díli) e a ADTL (Associação de Deficientes de Timor-Leste), com vista à possibilidade de uma colaboração mais estreita.

Este encontro desenvolveu-se no âmbito do projeto “Parceria para o Reforço da Governação Urbana, Inclusão Social e Promoção do Empreendedorismo em Díli, Timor-Leste”, que conta com a parceria da UCCLA, AMD e Câmara Municipal de Lisboa (CML), com o financiamento da União Europeia.

Na ocasião estiveram presentes, em representação da UCCLA, Manuel Ferreira de Almeida (na qualidade de coordenador do projeto) e Raquel Carvalho, por parte do parceiro local, a AMD, esteve presente Céila Silva Ximenes e, por parte da ADTL, diversos elementos, entre os quais, o diretor executivo Cesário da Silva. Estiveram, igualmente, presentes elementos de outras associações locais, entre as quais a Associação Esperança Feto Deficiéncia (Associação da Esperança das Mulheres com Deficiência).
 

Encontro com ADTL_2977  Encontro com ADTL_2985  Encontro com ADTL_2987



No âmbito do encontro foi possível apurar três eixos de intervenção prioritários, nomeadamente a necessidade de uma intervenção ao nível dos acessos pedonais - enquanto elemento fraturante na inclusão social -, melhoria da qualidade de vida e capacitação do portador de deficiência. Com vista ao aumento da sua capacitação, identificou-se a necessidade de conhecimento da língua portuguesa e de informática, enquanto áreas relevantes para a sua integração no mercado de trabalho.

Por último, com vista à angariação de fontes de rendimento alternativo, abordou-se a viabilidade de aquisição de competências técnicas para a dinamização de produtos artesanais, sua confeção e reutilização sustentável.

 

Associação Deficientes de Timor-Leste

Criada em 2006, a ADTL abrange atualmente vinte e cinco organizações de apoio à pessoa portadora de deficiência - física, visual, auditiva e intelectual/cognitivo - das quais dezanove se encontram sediadas no município de Díli. A equipa é composta por vinte e uma pessoas, equitativamente em termos de género, com idades compreendidas entre os 24 e os 42 anos.

Segundo o diretor executivo, Cesário da Silva, em 2022 foram identificados cerca de 93000 portadores de deficiência em Timor-Leste. Nesse mesmo sentido, a associação tem procurado, na sua atuação, defender os apoios à pessoa com deficiência no que diz respeito ao Orçamento de Estado, o mesmo face à educação e capacitação de portadores de deficiência, bem como a projeção dos seus direitos a nível internacional. Para além do exposto, tem vindo a desenvolver programas de motivação e inspiração em matéria de integração de pessoas portadoras de deficiência em Timor-Leste, bem como programas de apoio económico às famílias através da angariação de fundos e campanhas.

Acompanhe as atividades da ADTL através de www.facebook.com/asosiasaundefisiensiatimorleste/?_rdc=2&_rdr