Decorreu, dia 9 de agosto, a última aula da quinta edição do Curso Livre História de Angola, coordenado por Alberto Oliveira Pinto e ministrado entre fevereiro e agosto. Na ocasião foram entregues os Certificados de Participação, o desejo de uma nova edição e as opiniões dos alunos presentes.
O curso é organizado pela UCCLA e pela Mercado de Letras Editores e, pela primeira vez, contou com a parceria da Associação de Professores de História.
Organizando detalhadamente o plano de estudos da quinta edição, Alberto Oliveira Pinto convidou diversas personalidades académicas e de reconhecido mérito que contribuíram, ainda, mais, para o engrandecimento do curso. Foram elas Elisabeth Ceita Vera Cruz (socióloga angolana), Patrício Batsîkama (Universidade Tocoísta, Angola), Jean-Michel Mabeko Tali (Universidade de Howard, EUA) e Tânia Celestino Macedo (Universidade de São Paulo, Brasil).
(Elisabeth Ceita Vera Cruz e Patrício Batsîkama)
(Jean-Michel Mabeko Tali e Tânia Celestino Macedo)
Em representação do Secretário-geral da UCCLA Vitor Ramalho, esteve presente a técnica Anabela Carvalho (coordenadora do Curso por parte da UCCLA) que agradeceu a presença de todos os alunos, reforçando a importância do mesmo e a forma como foi conduzido.
Para Alberto Oliveira Pinto, esta edição contou com uma participação mais ativa por parte dos alunos, com colocação de questões permanentes e informações adicionais que enriqueceram ainda mais o curso. De destacar que foi convidado um dos alunos presentes, Carlos Alberto Abreu, que no dia 19 de julho abordou a temática da rota do café em Angola e outras plantas.
(Carlos Alberto Abreu)
Nota biográfica do Professor Doutor Alberto Oliveira Pinto:
Alberto [Manuel Duarte de] Oliveira Pinto nasceu em Luanda, Angola, a 8 de janeiro de 1962. Licenciou-se em Direito pela Universidade Católica Portuguesa, em 1986. É Doutorado (2010) e Mestre (2004) em História de África pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde colaborou como docente no Departamento de História. Lecionou igualmente noutras universidades portuguesas. Presentemente é Investigador do Centro de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e do CEsA - Centro de Estudos sobre África e do Desenvolvimento do Instituto Superior de Economia e Gestão.
Como ficcionista publicou diversos romances e é autor de múltiplos livros de ensaio sobre a história de Angola, com destaque para História de Angola. Da Pré-História ao Início do Século XXI (2016), primeira experiência no género em 40 anos de Independência de Angola.
Em 2016, foi presidente do Júri do Prémio Internacional em Investigação Histórica Agostinho Neto da Fundação António Agostinho Neto (FAAN). No mesmo ano foi, pela segunda vez, vencedor do Prémio Sagrada Esperança 2016 com o livro de ensaios Imaginários da História Cultural de Angola.
Desde 2018 que coordena o Curso Livre História de Angola/UCCLA/Mercado de Letras Editores, iniciativa inédita e com enorme adesão.