No dia 18 de fevereiro, chega aos ecrãs dos nove países da CPLP, a 3.ª edição do FESTin - Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa - no Ceará. Devido à pandemia e à necessidade do confinamento, esta edição decorre online, na plataforma streaming https://festinon.com, com a disponibilização gratuita de 16 longas e curtas de países de língua portuguesa, de 18 a 21 de fevereiro de 2021, nos territórios de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
Os filmes do 3.º FESTin Ceará, selecionados dentre os títulos exibidos na 11.ª edição do festival em Lisboa, mas não só, estarão disponíveis já a partir das 00:01h do dia 18, quinta-feira, mediante cadastro na plataforma FESTin ON. No mesmo dia, às 19h, apresenta-se uma abertura online, uma conversa com o realizador cearense Petrus Cariry. Seu doc A Jangada de Welles, correalizado com Firmino Holanda, é uma das cinco longas que poderão ser assistidas pelo público, a qualquer momento, dentro da data da mostra, na plataforma streaming do festival.
Mais informações disponíveis no link http://festin-festival.com/
FESTin Lisboa - inscrições abertas até final de março
Enquanto o público assiste aos filmes do FESTin Ceará online, o FESTin 2021 continua a receber inscrições de longas, curtas e filmes infantis para sua 12.ª edição, prevista para o segundo semestre do ano.
São aceites longas e filmes infantis (ficções, documentários e animações), dos mais variados géneros, falados em língua portuguesa, finalizados entre agosto 2019 e março 2021, inéditos na cidade de Lisboa, preferencialmente também em Portugal.