Decorreu, dia 22 de março, no auditório da UCCLA, o lançamento oficial do 'AFROPRENEURS Report - State of Black Founders & Ventures in Portugal', pela Djassi África.
Derivada da baixa representatividade e visibilidade de Afroempreendedores no ecossistema de inovação Português, e da inexistência de dados e estudos referentes ao tema, em meados de julho de 2022, a Djassi Africa lançou o questionário AFROPRENEURS.PT com o objetivo de mapear startups e negócios digitais de Afroempreendedores no país. O nível de resposta e de engajamento, alcançado em tão curto espaço de tempo, excedeu todas as expetativas iniciais e estabeleceu uma base sólida para a realização do tão necessário e urgente estudo detalhado sobre os Afroempreendedores digitais em Portugal. Mais do que uma simples recolha de dados, essa primeira fase da agenda AFROPRENEURS.PT tratou-se também de uma sensibilização e mobilização do ecossistema de inovação Português para esta missão, tendo-se aberto o diálogo com mais de 30 entidades.
Com este relatório, a Djassi Africa visa estabelecer um ponto de referência relativamente ao estado dos Afroempreendedores e as suas startups e negócios digitais em Portugal, cobrindo as principais áreas temáticas:
• Perfil demográfico dos Afroempreendedores em Portugal;
• Caracterização das startups e negócios digitais dos Afroempreendores em Portugal, incluindo composição e diversidade das equipas, áreas de atividade, modelos de negócio, fases de desenvolvimento, entre outras;
• Contexto de investimento e fundraising para os negócios de Afroempreendedores em Portugal;
• Nível de apoio recebido e principais áreas de desenvolvimento para o futuro;
• Recomendações e perspetivas para o futuro.
https://www.djassiafrica.com/
https://www.afropreneurs.pt/
Notícias relacionadas:
Djassi Africa is mapping Black-led startups and digital businesses in Portugal
Djassi Africa analisa startups e negócios digitais de Afro-empreendedores em Portugal
Quem e quantos são os afroempreendedores em Portugal?