Delegação da UCCLA recebida pela Administração do Cazenga e presidente do BNI
Imagem
 Delegação da UCCLA recebida pela Administração do Cazenga e presidente do BNI
Angola | Cazenga
Publicado em 25-07-2013

Prosseguindo a visita às municipalidades de Luanda, membros da UCCLA, a delegação da UCCLA foi recebida hoje, dia 25 de julho, pelo Administrador do Cazenga, Victor Nathaniel de Oliveira Guilherme Narciso - Município recentemente constituído, bem como membro recente da UCCLA.

Na sessão de boas vindas, que teve uma apresentação pública aos Administradores Urbanos do Município e aos Diretores de Serviço, o Administrador do Cazenga enalteceu as expetativas que o Município tem no âmbito da cooperação face à sua entrada para a UCCLA.

O Secretário-Geral da UCCLA, Vitor Ramalho, agradecendo a amável receção, deixou a promessa de envidar todos os esforços por parte da UCCLA para assegurar o apoio à construção do novo município e nas ações de cooperação que venham a ser definidas.

Vitor Ramalho referiu o projeto que a UCCLA tem, para o próximo ano, de homenagear todos os nacionalistas africanos e os anticolonialistas portugueses na então Casa dos Estudantes do Império, que deram corpo a um ideal de liberdade e independência.

Após a receção, e depois de uma visita às instalações da Administração do Cazenga, a comitiva visitou o monumento erguido em memória dos “Heróis que na manhã de 4 de Fevereiro (1961) quebraram as algemas” - tentando libertar os nacionalistas angolanos que se encontravam presos nas masmorras da PIDE/DPS, data que marca o início da luta de Libertação Nacional de Angola.

Seguiu-se uma visita ao Complexo Escolar 329 do Cazenga, escola frequentada por alunos do 7.º ao 9.º ano, feita pela Diretora Municipal de Educação e pela Diretora do Complexo. Os alunos, que receberam toda a comitiva, ofereceram um lenço de pescoço, ao Secretário-Geral da UCCLA, símbolo dos pioneiros (jovens).

No final da manhã, a comitiva visitou os estaleiros das obras integradas no Gabinete de Reconversão do Cazenga, onde o Arquiteto Hugo Meneses explicou o projeto de construção de habitação social para cerca de 20 mil pessoas, numa área de 60 hectares, no chamado processo designado “bola de neve” (uma vez que o espaço deixado vago por famílias realojadas, servirá para, numa fase seguinte, a construção de habitação social e assim sucessivamente).

À tarde, a delegação da UCCLA foi recebida pelo presidente do Banco Nacional de Investimento – Membro Apoiante da UCCLA -, Mário Palhares.

A delegação da UCCLA vai ser homenageada, hoje, com um jantar oferecido pelo Município do Cazenga, onde estará presente o Governador Provincial de Luanda, Bento Bento.

Amanhã, dia 26 de julho, e após a visita ao Município de Belas, a delegação da UCCLA será recebida pelo Vice-Presidente da República de Angola, Manuel Vicente.
Pelas 17 horas, terá lugar uma conferência de imprensa, no Governo Provincial de Luanda, para o balanço de todo o trabalho realizado ao longo desta semana pela delegação da UCCLA.