Começou, no dia 24 de março, em Madrid, a XV Conferência do Observatório Internacional da Democracia Participativa sob o lema “Governo Aberto Transparência e Participação Cidadã“ organizada pelo Ayuntamento (Câmara Municipal) de Madrid e que contou com o apoio da organização irmã da UCCLA, a UCCI - União das Cidades Capitais Ibero Americanas (de que a cidade de Lisboa faz igualmente parte).
Na Conferência – que decorre nos dias 25 e 26, centrada à volta da participação cidadã – o Secretário-Geral da UCCLA, Vitor Ramalho, interveio sobre a “participação cidadã nas grandes cidades”. O caso da participação popular em Portugal quer nas eleições autárquicas, com as listas de independentes, quer na propositura de candidaturas a Presidente da República, por cidadãos e não por partidos, foram alguns dos temas abordados por Vitor Ramalho na sua intervenção.
Na mesa com o Secretário-Geral da UCCLA estiveram a vereadora Dolores Navarro Ruiz, com o Pelouro da Família, Serviços Sociais e da Participação Cidadã e que é também a Secretária-Geral da UCCI, Carlos Augusto Hernadez, representante do Município de Barcelona, Rosa Iceja Velasquez, representante da cidade do México, e foi moderada pelo presidente do Plena do Ayuntamiento de Madrid, Angel Garrid Garcia.
Os temas analisados foram orçamentos participativos, novas tecnologias, bem-estar social, gestão pública, governo aberto sempre na preocupação da participação dos cidadãos e na maior transparência.