Concurso "Criar Lusofonia"

Concurso "Criar Lusofonia"

Foram selecionados os bolseiros do concurso “Criar Lusofonia”, organizado pelo Centro Nacional de Cultura (CNC) e com o apoio da Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), na área de Criação/Investigação literárias.

Foram selecionados os seguintes projetos, por unanimidade:
- “TEMPESTADE” apresentado pelo português Possidónio Cachapa, a desenvolver no Brasil;
- “UM PASSO PARA O SUL  - A POÉTICA MESTIÇAGEM DOS ARQUIPÉLAGOS ATLÂNTICOS” da portuguesa Judite Fernandes, a desenvolver em Cabo Verde.

Ex-aequo:
- “Feijão n'água, Pagá Dêvê, Lujá Bôtê e outros contos de se ler" da santomense Alice Goretti Pina, a desenvolver em São Tomé e Príncipe. Trata-se de uma obra literária baseada no universo das lendas e do oculto de São Tomé e Príncipe. As crenças, o curandeirismo, a feitiçaria, e a sua importância/influência na vida e no imaginário das pessoas. De salientar que Goretti Pina esteve presente no Encontro de Escritores de Língua Portuguesa, organizado pela UCCLA, em novembro de 2013, em Natal, Brasil. Parabéns da UCCLA.


O Júri do concurso foi constituído por Leonor Xavier, José Carlos Vasconcelos, Miguel Real,  Ana Castro em representação da DGLAB e Guilherme d’Oliveira Martins em representação do CNC.

O programa “Criar Lusofonia” foi criado em 1995 e tem por objetivo a atribuição de bolsas no domínio da escrita, para estadas em países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, pretendendo-se criar oportunidades de contacto aprofundado com outros países lusófonos aos criadores/investigadores de língua portuguesa, com a finalidade de produzirem uma obra destinada à divulgação no espaço lusófono.


 

Publicado em 21-02-2015