Cluster da Cooperação Portuguesa da Ilha de Moçambique - UCCLA promove atividades educativas na Ilha de Moçambique

Cluster da Cooperação Portuguesa da Ilha de Moçambique - UCCLA promove atividades educativas na Ilha de Moçambique

Estão a decorrer diversas ações no município da Ilha de Moçambique - no âmbito do Cluster da Cooperação Portuguesa da Ilha de Moçambique - como oficinas de formação, workshops, encontros de trabalho, ensaios de leitura e ações culturais.
 
Estas atividades desenrolam-se no âmbito da 2.ª fase do Cluster da Cooperação Portuguesa da Ilha de Moçambique - Componente 1 - UCCLA: Projeto de Apoio Institucional e Desenvolvimento do Município da Ilha de Moçambique, Eixo 4 - Educação. Entidades executoras: UCCLA em parceira com o Conselho Municipal da cidade da Ilha de Moçambique, Conselho Municipal de Maputo, Câmara Municipal de Lisboa e apoio da SDEJT (Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano). Financiamento: Camões - Instituto da Cooperação e da Língua.
 
    
 
As Oficinas de Formação em Metodologias de Aprendizagem da Escrita e Leitura, de 18 de fevereiro a 11 de março, tem como objetivos desenvolver estratégias pedagógicas para o desenvolvimento da oralidade na língua de ensino, organizar ações quotidianas e materiais que desenvolvam a competência comunicativa dos alunos ao nível da compreensão e expressão orais, bem como a competência comunicativa dos professores; refletir e desenvolver metodologias de aprendizagem e materiais pedagógicos de iniciação à escrita e leitura; e trabalhar a organização pedagógica do tempo e do espaço.
 
As Oficinas de Formação decorrem na totalidade das ZIPs (Zonas de Influência Pedagógica) do município e envolvem professores, gestores escolares, supervisão pedagógica da SDEJT e técnicos bibliotecários. Pretendem desenvolver o gosto pela autoformação cooperada entre profissionais, assim como partilhar experiências pedagógicas e desenvolver atitudes de reflexão e pesquisa.
 
    
 
Decorreu, também, no dia 24 de fevereiro o último dia de formação do workshop de Conceção de Materiais Pedagógicos de Trabalho e Guiões Metodológicos, com os técnicos das Bibliotecas Públicas no município, e um workshop Espaço Biblioteca na Biblioteca Pública Municipal, no dia 27 de fevereiro. No dia 4 de março foi iniciada, na ZIP do Lumbo, a Ação de Formação Gestão e Avaliação Escolar, com os gestores escolares, para debater situações prévias, princípios pedagógicos e procedimentos administrativos; refletir o envolvimento dos diversos atores, do diagnóstico à gestão e avaliação; e pensar o espaço do projeto educativo na planificação estratégica e operacional.
 
Teve lugar, no dia 24 de fevereiro, um encontro na Rádio Comunitária do Mussuril com o objetivo de trazer para o espaço público as histórias que são contadas com as crianças das escolas do ensino primário e bibliotecas públicas da Ilha de Moçambique, desenvolvendo a comunicação na língua de ensino e o prazer de ouvir histórias, pela voz das crianças.
 
  
 
Decorreram diversos encontros de trabalho: Presidente do Conselho Municipal da Ilha de Moçambique, Administrador do Distrito Municipal, Diretora da SDEJT, Diretores das ZIPs, Parceiros do projeto Mais Ilha de Moçambique: Cultura e Capital Humano (em candidatura), bem como um encontro com as estruturas e organizações culturais da Ilha de Moçambique para o desenvolvimento do trabalho cultural e educativo nas Bibliotecas Públicas. Continuaram os workshops semanais de Avaliação e Planeamento Participativo.
 
Os ensaios de Leituras na Escola Secundária estão em desenvolvimento, num plano regular de promoção do livro e da leitura neste espaço, com a programação de uma primeira leitura encenada do texto “O Pai que se Tornou Mãe” de José Eduardo Agualusa, para o dia 8 de março - Dia Internacional da Mulher. No Dia 5 de março, a Biblioteca Municipal organizou uma ação da programação Educativa e Cultural da Biblioteca com a Leitura e Atelier “Eu Acredito”, de David Machado e Alex Gozblau.

 
De referir que a 2.ª fase do Cluster da Cooperação Portuguesa da Ilha de Moçambique centra-se em 4 componentes de intervenção:
Componente 1: Apoio Institucional e Desenvolvimento do Município da Ilha de Moçambique - UCCLA - e que tem 5 eixos de atividade: Eixo 1 - Apoio aos Órgãos Municipais; Eixo 2 - Urbanismo; Eixo 3 - Salubridade Ambiental; Eixo 4 - Educação; Eixo 5 - Promoção do Turismo.
Componente 2: Upgrade Educativo e Formativo da Escola Profissional da Ilha de Moçambique (EPIM);
Componente 3: Promoção e desenvolvimento do ensino pré-escolar no distrito da Ilha de Moçambique;
Componente 4: Apoio Institucional ao Gabinete de Conservação da Ilha de Moçambique (GACIM).
 
 
 
Publicado em 06-03-2016