Cluster da Cooperação Portuguesa da Ilha de Moçambique - Ação estruturante na área da Educação

Cluster da Cooperação Portuguesa da Ilha de Moçambique - Ação estruturante na área da Educação

Na Ilha de Moçambique decorrem diversas atividades educativas, sociais e culturais numa união de esforços para a melhoria das competências básicas de leitura e escrita e promoção do livro, compreensão e expressão oral com crianças e jovens.
 
No dia 8 de março - Dia Internacional da Mulher - foi um dia especial para o Clube de Leitura da Escola Secundária da Ilha de Moçambique com a leitura do conto “O pai que se tornou mãe” de José Eduardo Agualusa e Henrique Cayatte. Assistiram dezenas de jovens e contámos com a presença de professores, técnicos bibliotecários, Director da Escola Secundária e Administrador do Distrito Municipal.
 
    
 
No dia 12 de março foi mais um dia de Roda de Leitura na Biblioteca Municipal, com o conto Ombela, a origem das chuvas, de Ondjaki e Rachel Caiano. O debate foi grande e fomos à praia para construirmos um poema coletivo dedicado a Ombela. Ilustramos e escrevemos tudo, pelo que fizemos uma exposição, na Casa Girassol, para que todos pudessem apreciar o trabalho: uma criação das crianças da Ilha de Moçambique.
 
    
 
No dia 14 de março foi o dia de Jornadas Pedagógicas - comunidade de aprendizagem e formação cooperada de professores, técnicos bibliotecários e gestores escolares. O dia ficou, também, marcado por novos ensaios, novas leituras na Escola Secundária da Ilha de Moçambique. O Clube de Leitura irá agora participar nas comemorações do dia 7 de abril - Dia da Mulher Moçambicana -, com mais jovens a participar nos ensaios.
 
Iniciámos no dia 15 de março um périplo de formação em exercício com professores em todas as escolas do município (ilha e continente), com encontros de formação com pais e encarregados de educação, promovendo a iniciação à escrita e leitura, num ambiente cultural ligado à vida e à riquíssima cultura popular e tradicional da Ilha de Moçambique. 
 
    
      
 
O que entra na escola pela voz das crianças e dos pais e encarregados de educação é fonte de aprendizagens significativas, desenvolvendo ações de interesse imediato que são o mote para o contacto com novas informações, aprendizagens, ideias e materiais. Capulana, dança, contos tradicionais não são apenas conteúdo de aprendizagem, como dão palpites sobre o currículo escolar.
 
      
 
 
2.ª fase do Cluster da Cooperação Portuguesa da Ilha de Moçambique - Componente 1 - UCCLA: Projeto de Apoio Institucional e Desenvolvimento do Município da Ilha de Moçambique, Eixo 4 - Educação. Entidades executoras: UCCLA em parceira com o Conselho Municipal da cidade da Ilha de Moçambique, Conselho Municipal de Maputo, Câmara Municipal de Lisboa e apoio da SDEJT (Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano). Financiamento: Camões - Instituto da Cooperação e da Língua.
 
 
De referir que a esta 2.ª fase centra-se em 4 componentes de intervenção:
Componente 1: Apoio Institucional e Desenvolvimento do Município da Ilha de Moçambique - UCCLA - e que tem 5 eixos de atividade: Eixo 1 - Apoio aos Órgãos Municipais; Eixo 2 - Urbanismo; Eixo 3 - Salubridade Ambiental; Eixo 4 - Educação; Eixo 5 - Promoção do Turismo.
Componente 2: Upgrade Educativo e Formativo da Escola Profissional da Ilha de Moçambique (EPIM);
Componente 3: Promoção e desenvolvimento do ensino pré-escolar no distrito da Ilha de Moçambique;
Componente 4: Apoio Institucional ao Gabinete de Conservação da Ilha de Moçambique (GACIM).
 
 
 
 
 
Publicado em 20-03-2016