A República Popular da China, através da embaixada em São Tomé, fez a entrega de um lote de equipamentos desportivos ao governo são-tomense, que visa o relançamento do desporto escolar.
Os equipamentos foram doados pela Administração-geral do Desporto da China, e foram entregues à Direcção-Geral dos Desportos pela embaixadora da China, Xu Yingzheng, à ministra da Juventude, Desporto e Empreendedorismo, Eurídice Medeiros.
A embaixadora da China afirmou estar convencida de que o lote de materiais, que incluem bolas de futebol, de basquetebol, de andebol e de voleibol, bem como anéis de ginástica, entre outros materiais “vai contribuir para a promoção do desporto e o desenvolvimento integral dos jovens de São Tomé e Príncipe”.
“O desporto também é uma ponte de amizade e de paz, enquanto a juventude é o futuro e a esperança da Nação”, disse Xu Yingzheng, para acrescentar que “é um prazer poder ajudar o melhoramento das condições para o desenvolvimento do desporto em São Tomé e Príncipe no âmbito de cooperação bilateral”.
A ministra Eurídice Medeiros agradeceu a oferta e disse que a doação irá contribuir para a massificação do desporto e implementação do desporto escolar, e a promoção da saúde e o bem-estar dos jovens, fomentando “valores de disciplina, trabalho em equipa, cooperação e excelência”.
A oferta desse lote de equipamentos desportivos resulta de um memorando de entendimento, no âmbito da cooperação desportiva entre os dois países, assinado em 2022.
Mais informações sobre China doa equipamentos desportivos a São Tomé e Príncipe