Casa de Lava de Pedro Costa - Sessão especial de solidariedade com a população da Ilha do Fogo
Imagem
Casa de Lava de Pedro Costa - Sessão especial de solidariedade com a população da Ilha do Fogo
Portugal | Lisboa
Publicado em 18-12-2014

Terá lugar, dia 21 de dezembro, uma sessão especial de solidariedade para com a população da Ilha do Fogo, em Cabo Verde, no Cinema Ideal (Rua do Loreto, n.º 15/17), em Lisboa, Portugal, pelas 15.45 horas.


Há precisamente vinte anos, Pedro Costa rodou na Ilha do Fogo, Cabo Verde, um filme essencial para o seu trabalho futuro, Casa de Lava.

Esse filme, que começava precisamente com imagens da erupção filmada por Orlando Ribeiro, em 1954, está agora em versão digital restaurada e vai ser exibido pela primeira vez em público numa sessão de solidariedade com a população da ilha do Fogo, que teve que ser evacuada e que passa por grandes dificuldades na sequência da nova erupção do vulcão.

A receita desta sessão, organizada pelo Cinema Ideal com o realizador Pedro Costa e com o apoio da Embaixada de Cabo Verde em Lisboa, será entregue na sua totalidade à Cruz Vermelha de Cabo Verde (com bilhetes a 10, 20 ou os €uros com que cada um possa e queira contribuir).

A sessão tem o apoio de: NOS LUSOMUNDO AUDIOVISUAIS | IRMÃLÚCIA EFEITOS ESPECIAIS
 
Sobre o filme, escreveu Luis Miguel Oliveira (ver anexo):
«Quando Casa de Lava estreou em 1995, ninguém, nem mesmo os que imediatamente o reconheceram como um título capital, podia imaginar o rasto – o rastilho – que este filme deixaria na obra de Pedro Costa. Esse rastilho ainda não deixou de arder, como sabe quem tem acompanhado essa obra, e como pôde confirmar quem já tiver visto o último filme de Costa, Cavalo Dinheiro. Mas em 1995 era inimaginável a consequência que Casa de Lava teria, ou a descendência: num certo sentido que não é preciso rebuscar muito, quase o que tudo o que Costa fez entre Ossos e Cavalo Dinheiro é um “filho” deste filme.»
 
Para donativos directos à Cruz Vermelha
- Conta: SOS TCHAN 2014
- Banco Caboverdeano de Negócios (BCN) com o Swift: CANBCVCV
- IBAN CV64 0004 0000 0569 6870 1016 3
- O Banco correspondente é o Santander Totta Portugal com o Swift: TOTTAPTPL
 
 
No início é o ruído, o desespero e o abuso. Mariana quer sair do Inferno. Estende a mão a um homem meio morto, Leão. Mariana, plena de vida, pensa que talvez possam escapar juntos do inferno. Acredita que pode trazer o homem morto para o mundo dos vivos. Sete dias e sete noites mais tarde percebe que estava enganada. Trouxe um homem vivo para o meio dos mortos.

 

Sobre o Filme