Car@ Amig@ - Por Vitor Ramalho
Imagem
Car@ Amig@ - Por Vitor Ramalho
Publicado em 10-10-2024

Texto elaborado pelo Secretário-geral da UCCLA, Vitor Ramalho, para a edição da Notícias UCCLA: 

 

Car@ Amig@,

A presente “Notícias UCCLA” é a última que será publicada durante este meu último mandato enquanto Secretário-geral, que termina com a XL Assembleia-geral a ter lugar na Ilha do Príncipe, no próximo dia 25 de outubro.

Ao fim de quase 12 anos de funções decidi, depois de muito avaliar, informar o Eng. Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, que não integraria a lista candidata a novo mandato.

A razão desta minha decisão tem em exclusivo a ver com o facto de sempre ter entendido que os mandatos, ainda que renováveis e sem limites, não isentam os seus titulares de voluntariamente lhes porem termo se assim o entenderem.

Sem falsa modéstia, procurei honrar as funções que me confiaram que com muito gosto exerci, porque elas têm a ver com a conceção universalista das culturas dos povos de língua oficial portuguesa, resultantes de encontros seculares.

Como várias vezes escrevi, e procurei traduzir na prática este pensamento, os encontros havidos conduziram-nos a todos a uma língua oficial comum, o português, de países que têm por fronteira comum o mar.

Acresce que sob o regime anterior deposto há 50 anos, em 25 de Abril, todos os povos sob o regime colonial, então vigente, bem como o povo português foram objeto de uma ditadura que a todos atingiu.

Não admira que a Revolução do 25 de Abril desse causa à reconquista da liberdade em Portugal e ao reconhecimento das independências dos territórios colonizados.

Logo no primeiro mandato em que assumi o cargo de Secretário-geral tive o firme propósito de levar a feito uma homenagem aos associados da Casa dos Estudantes do Império, criada em 1943 e extinta pela PIDE em 1965.

Na Casa dos Estudantes do Império conviveram e produziram livros de reflexão e poesia jovens estudantes universitários de todos os nossos países, movidos pela generosidade própria da juventude em prol da defesa da liberdade e da independência.

Depois da iniciativa realizada em homenagem à Casa dos Estudantes do Império procurei, com o contributo de excelência dos trabalhadores da UCCLA e das entidades associadas desta, acrescentar outras iniciativas inovadoras reforçando a coluna vertebral da UCCLA e dos objetivos por ela prosseguidos num mundo em constante mudança.

Para dar a conhecer as iniciativas inovadoras que acresceram às atividades tradicionais da UCCLA, preparei e organizei uma pequena brochura com o título “UCCLA 2013-2024” que pode ser lida através do link https://issuu.com/uccla/docs/uccla_2013_2024online e de que há referência nesta mesma “Notícias UCCLA” em separado.

O aprofundamento das relações entre os nossos povos e países é uma das questões prioritárias da política externa de todos, por a lusofonia ser um instrumento essencial de desenvolvimento do conjunto e de cada uma das partes, mas também um dique de defesa contra interesses hegemónicos extensos eventualmente ilegítimos.

Por todas as razões, ao dirigirmos por este meio e na qualidade em que o faço a todos os leitores da “Notícias UCCLA” e eventualmente noutras plataformas que foram criadas a única palavra que me ocorre invocar é - OBRIGADO!

Desejo naturalmente os maiores êxitos ao meu sucessor.

Bem-Hajam!

Vitor Ramalho
Secretário-geral da UCCLA