O presidente da Câmara Municipal da Praia, Francisco Carvalho, o presidente da Fundação Francisco Alves Vieira para a Saúde e Desenvolvimento Social, Francisco Alves Vieira, e o diretor Administrativo e Financeiro da Clínica Cardiomed (Centro Médico Cardiológico), Elton Ruben Tavares, assinaram, dia 28 de agosto, um protocolo de parceria que visa disponibilizar consultas e serviços de enfermagem gratuitas aos munícipes em diferentes bairros da Praia.
Através deste acordo, as três instituições comprometem-se em levar aos bairros da Praia, um conjunto de atividades gratuitas na área da Saúde, a saber, consultas médicas, serviço de enfermagem três vezes por semana, realização de feiras de saúde e de conversas abertas, bem como campanhas de sensibilização levando assim informações úteis à população. Vila Nova será o primeiro bairro a acolher estas atividades que vão ser realizadas na Delegação Municipal da CMP, sita nessa zona.
Durante a assinatura do acordo, Francisco Carvalho destacou, primeiramente, a humildade e a humanidade do médico-cientista Francisco Alves Vieira que, sublinhou, sendo um “filho da Vila Nova” quis ele, num gesto simbólico, que o programa começasse a ser implementado nessa zona.
“É um ato de amor, porque o presidente da Fundação e dono da Cardiomed, Dr. Francisco Alves Vieira, cardiologista de renome, é também filho de Vila Nova. Por isso, hoje é um grande dia porque ele retribuiu esse gesto de amor para a sua comunidade, e vai alargá-lo para outros bairros, de modo a que estes se tornem mais saudáveis e resilientes”, sublinhou Francisco Carvalho, deixando profundos agradecimentos aos seus parceiros pelo gesto.
Por seu lado, Francisco Alves Vieira começou por explicar que a Cardiomed, a funcionar desde 2005, sempre teve essa preocupação social, estando neste momento em quatro ilhas, Santiago (Achada Santo António e Plateau), Sal, Boavista e Fogo. Porém, avançou que a criação da Fundação só aconteceu no ano passado, de modo a alargar a sua intervenção nas áreas social e da saúde, nas comunidades.
“Eu sempre defendi que a medicina preventiva é que é o motor de desenvolvimento da Saúde.Nós temos que apostar na prevenção e na educação para a Saúde, levando informações às pessoas dos cuidados que devem ter para uma vida saudável porque é muito mais eficaz e mais barato”, frisou o médico, dizendo que os serviços da Autarquia da Praia também vão ser contemplados, no quadro deste protocolo.