A Associação da Calçada Portuguesa apresentou, dia 19 de março, a formalização da proposta de inscrição da "Arte e Saber-Fazer da Calçada Portuguesa" no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial nos Paços do Concelho de Lisboa. A UCCLA é uma das entidades que integra a Associação da Calçada Portuguesa.
Veja a sessão na Câmara Municipal de Lisboa através do link www.youtube.com/watch?v=scKQtNiHQOU
A salvaguarda de uma arte única, que é parte da cultura e da identidade de Lisboa e de Portugal no mundo, é o mote desta proposta.
A Calçada Portuguesa, mais do que um pavimento, é um fator de identidade, de afetividade e de diferenciação histórica, artística e cultural nacional, arte que transporta em si a sensibilidade artística de um povo, que muito contribuiu para marcar a pegada dos portugueses no mundo, que importa proteger, valorizar, promover e internacionalizar.
A proposta de candidatura implicou uma contextualização histórica da Calçada Portuguesa e um estudo etnográfico com o fim de caracterizar e conhecer os seus profissionais e o seu saber-fazer. Envolveu levantamento fotográfico e documental nos arquivos da CML, levantamento bibliográfico e ainda de documentos fílmicos e áudio associados. O estudo etnográfico teve por base a observação participante, e implicou várias visitas de campo para observação direta da atividade, para entrevistas e recolha de histórias orais e de vida.
A proposta preconiza também uma série de medidas de salvaguarda, em áreas tão diversas como o estudo e investigação, a divulgação, valorização e sensibilização, a educação e transmissão e ainda a valorização patrimonial.
A integração da Calçada Portuguesa na Lista do Inventário Nacional do PCI foi o primeiro passo de um caminho que levará à etapa seguinte de avançar com a candidatura da Calçada Portuguesa à lista representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade (UNESCO).
Vídeo promocional da Calçada Portuguesa
Proposta de inscrição da Arte e Saber-fazer da Calçada Portuguesa no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial
A PORPAV-Associação da Calçada Portuguesa foi constituída, em 2017, por impulso da Câmara Municipal de Lisboa. Integra a Associação Portuguesa dos Industriais de Mármores, Granitos e Ramos Afins, a UCCLA, o Grupo Português da Associação Internacional para a Proteção da Propriedade Intelectual e a Universidade de Lisboa e, desde 2020, a Câmara Municipal de Porto de Mós.
A Associação da Calçada Portuguesa tem como finalidade a proteção, a valorização, a promoção e a internacionalização da calçada portuguesa enquanto património cultural e fator de identidade de Lisboa e de Portugal, e ambiciona vir a ser a entidade de referência nacional e internacional na salvaguarda e preservação da Calçada Portuguesa como um traço identitário, afetivo e artístico marcante das cidades, vilas e aldeias nacionais e uma pegada cultural da presença dos portugueses no Mundo.
Notícia relacionada:
CML - Calçada Portuguesa é candidata a Património Cultural Imaterial
Páginas da PORPAV-Associação da Calçada Portuguesa:
site: https://www.calcadaportuguesa.org
canal youtube: https://www.youtube.com/channel/UCSv1m8Mq6M7ON9uYxcpM9Cw
linkedIn: https://www.linkedin.com/company/72090486
Contactos:
Associação da Calçada Portuguesa
Avenida Elias Garcia, n.º 7 – 2.º
1000-146 Lisboa, Portugal
Tel.: +351 215890453
Email: associacao@calcadaportuguesa.org