Um novo polo de ação, desenvolvimento e pensamento da cultura e da arte cabo-verdiana inaugurou, no dia 30 de julho, na Praça Nova, São Vicente/Mindelo (Membro Associado da UCCLA). O CNAD - Centro Nacional de Arte, Artesanato e Design dispõe de galerias para exposições, uma biblioteca e um centro de formação.
O CNAD renovado e ampliado torna-se assim no maior centro cultural do país. É a maior infraestrutura cultural realizada pelo governo liderado pelo Primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva, desde que iniciou funções em 2016.
Situado na Praça Nova, em Mindelo, o CNAD alia tradição à contemporaneidade, expressos nos dois edifícios. O mais antigo encerra agora o acervo de 40 anos de produção do artesanato nacional. O chamado Edifício B, construído de raiz, tem várias galerias para exposições, bem como a biblioteca e o centro de formação.
O novo edifício chama a atenção pela fachada colorida, feita de tampas de bidões, e onde se desenhou, em código, uma partitura musical do músico e compositor sinfónico Vasco Martins.
A inauguração incluiu visitas guiadas, um concerto de Vasco Martins e performances inéditas de Marlene Monteiro Freitas e Caplan Neves.
Fonte da notícia “Cabo Verde inaugura maior centro cultural do país”
Vídeo da inauguração do Centro Nacional de Arte, Artesanato e Design
CNAD - Centro Nacional de Arte, Artesanato e Design