O Centro Nacional de Arte Artesanato e Design (CNAD) em São Vicente (Membro Associado da UCCLA), abriu o Centro de Investigação e Biblioteca Nhô Damásio, o primeiro espaço de pesquisa e investigação especializado em arte e cultura em Cabo Verde.
A abertura do espaço está integrada nas celebrações do primeiro aniversário da inauguração das novas instalações do CNAD.
Segundo o presidente do CNAD, Artur Marçal, o espaço traz “uma outra alavancagem” à instituição do ponto de vista da investigação, da arte e cultura e também do ponto vista físico e digital porque, além da digitalização das obras, a biblioteca está associada a algumas bibliotecas no exterior que lhe permite ter uma abrangência mundial sobre as temáticas e problemáticas em torno de arte e cultura.
Artur Marçal revelou que o Centro de Investigação e Biblioteca Nhô Damásio está associado à biblioteca da Gulbenkian e ao Museu de Etnologia de Lisboa e está preparado para receber qualquer investigador para pesquisar, de forma física e digital, sobre a arte e cultura cabo-verdiana.
Para Artur Marçal, associar o nome da biblioteca ao de Nhô Damásio é uma forma de eternizar uma outra figura que esteve na origem do projecto do antigo Centro Nacional de Artesanato (CNA), através do grupo fundador que tinha como acção pedagógica trazer grandes mestres de outras ilhas para dar formação no centro.
Por seu lado, o ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, disse tratar-se da “primeira biblioteca especializada em arte que se abre em Cabo Verde, desde 1975”, em que se pode pesquisar a arte, artesanato, arte contemporânea, pensamento, investigação teórica e conceptual e investigação científica e ter “lincagem com grandes universidades e grandes” e bases de dados internacionais, nomeadamente a Calouste Gulbenkian e outros museus”.
De acordo com o governante, a abertura deste centro de investigação é “o momento essencial para aquilo que é a essência do CNAD”, mas, ressalvou, “ainda há um caminho para andar tanto a nível da programação como de compreender e tirar toda a utilidade e projeção que o edifício pode dar”.
Mais informações sobre Biblioteca especializada em arte e cultura abre as portas em São Vicente