Benguela apoia idosos em situação de pobreza

Benguela apoia idosos em situação de pobreza

Benguela (Membro Efetivo da UCCLA), em Angola, tem 164 idosos a viver em situação de pobreza que estão a beneficiar de apoio alimentar, assistência médica e medicamentosa e acolhimento em dois centros para pessoas da terceira idade, afirmou a diretora local da Assistência e Reinserção Social, Marinela Sendala. 
 
Segundo a responsável, os idosos são um dos grupos mais vulneráveis no contexto da pobreza, daí a atenção do Governo a fim de minimizar as dificuldades a que estão sujeitos e que se agravam com a desestruturação das famílias. Destacou que a prestação social assegurada pelas autoridades tem sido complementada pela solidariedade de diversas organizações da sociedade civil e de pessoas singulares, que regularmente fazem doações aos lares que albergam idosos.
 
Neste momento, 31 mil e 704 idosos estão controlados na comunidade, um número que, segundo a responsável, é elevado, o que exige, tanto do Governo, quanto da sociedade, uma conjugação de sinergias para que se continue a dar a essa franja uma assistência social adequada.
 
Quanto aos projetos do sector, avançou estarem previstos os chamados centros de dia para idosos, que são um equipamento social onde a pessoa nesta condição tem outra ocupação social e partilha suas experiências de vida, regressando depois a casa.
 
Publicado em 03-12-2013