Imagem
Banco Europeu de Investimento abre escritório em Maputo em 2016
Moçambique
| Maputo
Publicado em 27-08-2015
O Banco Europeu de Investimento vai abrir um escritório na capital de Moçambique, Maputo (Membro Efetivo da UCCLA), no próximo ano, reforçando a sua implantação no continente em mais três cidades, disse o vice-presidente da instituição, Pim van Ballekom.
"África está a crescer rapidamente", disse Ballekom, numa entrevista citada pela agência financeira Bloomberg, na qual afirmou que "há muitas oportunidades de investimento em energia, água e saneamento e agricultura".
O BEI investe anualmente cerca de 2,5 mil milhões de euros no continente, mas a verba poderia aumentar se fosse essa a vontade dos Estados da União Europeia, os donos deste banco criado que dá apoio às políticas de desenvolvimento da UE em África e noutros locais.
"Poderíamos chegar aos 10 mil milhões mas estamos dependentes da vontade dos acionistas", acrescentou o responsável.
O BEI investiu nos últimos 50 anos mais de 18 mil milhões de euros em mais de 1.300 projetos em 92 países e agrupamentos regionais do ACP, que compreende a zona de África, Caraíbas e Pacífico, mas largamente dominado pelos países africanos, que representam a quase totalidade do investimento.
Para além de Maputo, o BEI quer também abrir, ainda este ano, escritórios na capital dos Camarões, Yaoundé, da Costa do Marfim, Abidjan, e da Zâmbia, Lusaca.
Estes escritórios vão juntar-se aos que já existem na África do Sul, Egito, Quénia, Marrocos, Tunísia e Senegal.