Na data em que assinala o seu 34.º aniversário, a Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP - Membro Apoiante da UCCLA) lançou o Programa Mobilidade AULP, o primeiro programa de mobilidade académica que abrange exclusivamente o intercâmbio de alunos entre instituições dos países de língua oficial portuguesa e Macau (RAEM). O Secretário-geral da UCCLA, Vitor Ramalho, enviou uma carta felicitando a AULP por mais um aniversário.
No âmbito do programa, foram também disponibilizadas as Bolsas de Viagem OEI-AULP (para alunos que pretendam estudar em instituições de ensino superior em Portugal e no Brasil) e as Bolsas PROCULTURA PALOP-TL (para estudantes de licenciatura e mestrado em áreas relacionadas com a Cultura).
De acordo com Vitor Ramalho, a Associação das Universidades de Língua Portuguesa presta um “importantíssimo contributo no aprofundamento das relações entre as Universidades e demais entidades associadas, com vista à defesa da língua comum, à cultura e à ciência dos nossos países. Neste mundo global e multilateral, que tantas interrogações suscita, esse aprofundamento é por si só garante do reforço do conjunto e de cada uma das partes”.
Neste ano excecional, a AULP que celebra os seus 34 anos convida todos os alunos pertencentes a instituições membro da família AULP para uma experiência pessoal e profissionalmente enriquecedora, através do Programa Mobilidade AULP – que poderá visualizar em https://youtu.be/XL2w3ALf2Mg
A Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) - fundada no dia 26 de novembro de 1986 - é uma ONG internacional, que promove a cooperação e troca de informação entre Universidades e Institutos Superiores. São mais de 130 membros dos oito países de língua oficial portuguesa - Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Macau.