Arranque da obra de construção do jardim público junto à ribeira de Maloa
Imagem
construção do jardim público junto à ribeira de Maloa
Timor-Leste |
TIMOR-LESTE | Díli
Publicado em 06-11-2024

No âmbito do projeto “Parceria para o Reforço da Governação Urbana, Inclusão Social e Empreendedorismo, em Dili, Timor-Leste”, teve lugar, no dia 5 de novembro, a cerimónia de lançamento da primeira pedra para a requalificação de um espaço público para o jardim junto à ribeira de Maloa, em Motael, na cidade de Díli.

Durante a cerimónia, foi realçada a importância de serem desenvolvidos espaços públicos organizados, dinâmicos e ambientalmente sustentáveis, que promovam o bem-estar da população de Díli e que, simultaneamente sirvam de modelo para replicação futura em outras áreas da cidade.

A obra, com um custo de 317.863 USD, prevê-se concluída até final de abril de 2025, tendo sido adjudicada à firma CC Construções Unipessoal, Lda. O projeto é da autoria do gabinete de arquitetura, Gonçalo Lencastre Arquitetos.

O lançamento da primeira pedra, que contou com a bênção do Padre Paulo Tei, da Congregação da Companhia de Jesus, em Díli, reuniu cerca de 80 convidados, designadamente o presidente da Autoridade do Município de Dili (AMD), Gregório Saldanha, o Delegado da União Europeia em Timor-Leste, Embaixador Marc Fiedrich, representante do Ministro da Administração Estatal, Abílio Caetano, Conselheira das Finanças da Delegação da União Europeia na Tailândia, Vaida Kudabiene, representante da Embaixada da Portugal em Dili, o Chefe de Missão Adjunto, Rui Araújo, entre outras entidades e funcionários da AMD, incluindo os titulares do poder local do Posto Administrativo de Vera Cruz e do Suco de Motael.

Este Projeto é executado pela Autoridade Municipal de Díli (AMD), pela UCCLA e pela Câmara Municipal de Lisboa (CML) com o financiamento da União Europeia e o cofinanciamento da AMD/Governo de Timor-Leste.